Saúde
Cura a ressaca, com água tônica
Refrigerante engorda, acredita-se saudável, mas esconde quinina, álcool, substância que pode causar cãibras musculares, enjoo grave, reação adversa e diabetes, especialmente em pacientes com ingesta controlada e níveis associados de glicose.
Uma das principais associações da água tônica é a ressaca, mas ela não é necessariamente a melhor escolha para combater o mal-estar. Isso porque a falta de açúcar e o sabor amargo da bebida podem não ser agradáveis para muitas pessoas, especialmente quando estão se sentindo mal.
Além disso, a água tônica não é uma solução milagrosa para a ressaca. Embora possa ajudar a hidratar o corpo, ela não contém substâncias químicas que possam efetivamente aliviar os sintomas da ressaca, como a dor de cabeça, a náusea e a fadiga. No entanto, ela pode ser uma opção mais saudável do que bebidas carbonatadas com açúcar.
Crenças Erradas: Água Tônica é o Vilão e o Mito da Ressaca
Agora que sabemos que a água tônica não é a solução mágica para todos os nossos males, é hora de desvendar mais crenças erradas sobre essa bebida. Conversamos com especialistas para entender melhor e desmascarar os mitos.
1. Ressaca não é o inimigo número um
Você já pensou que a água tônica poderia ser a solução para a ressaca? Pois não, ela não é. Além disso, a quinina presente na água tônica é usada para tratar cãibras musculares, mas não há provas de que ela previna. Até mesmo, relatos de efeitos adversos com a substância levaram à retirada de drogas contendo quinina do mercado. Portanto, o uso da substância para prevenção de cãibras musculares ainda não foi aprovado. Mas, como mencionado anteriormente, a quantidade de quinina presente na água tônica é extremamente baixa e está longe de ser uma ameaça à saúde.
2. O vilão é o açúcar
Você acha que a água tônica é uma opção segura para pessoas com diabetes devido ao seu gosto amargo? Não é bem assim. Uma latinha da bebida tem quase 10 colheres de chá de açúcar ou 150 calorias, e o consumo de açúcar deve ser limitado em dietas restritas a níveis de glicose no sangue. Além disso, a água tônica é rica em açúcar, portanto, é importante ter sua ingestão controlada.
3. Ressaca não é um mito
A ideia de que a água tônica cura a ressaca não passa de um mito. Culturalmente, acreditamos que tudo que é amargo é veneno. Mas a verdade é que a sensação de bem-estar que sentimos ao beber água tônica em uma situação de ressaca é decorrente da reposição de açúcar no sangue, mas isso é passageiro. O açúcar do refrigerante é rapidamente absorvido, o que provoca rapidamente outra queda da taxa de glicose no sangue. O ideal é fazer uma alimentação leve e beber bastante água.
4. Água tônica pode piorar a cinetose
Você já sabia que a cinetose é um tipo de enjoo decorrente do movimento? Para evitar o mal-estar, surgiram as mais variadas estratégias, e uma delas era beber água tônica antes de passeios ou viagens. Mas, segundo a nutricionista Tatiana, isso pode até piorar a situação. O gosto amargo retarda o esvaziamento gástrico e isso pode favorecer a náusea.
5. Água tônica não é o vilão para os ossos
Você acha que a água tônica é o vilão para os ossos? Não é bem assim. Segundo a nutricionista Cátia, todos os refrigerantes reduzem a absorção de cálcio pelos ossos, e isso acontece porque essas bebidas gaseificadas têm fósforo, que compete com o cálcio.
Fonte: @ Minha Vida