Siga-nos

Justiça

Artefatos em praças sob o olhar da Polícia Militar

Publicado

em

artefatos, explosivos

Artefatos encontrados na residência alugada em Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal, perto de uma janela e dentro do fogão.

Na noite de quarta-feira para quinta-feira (13), a Polícia Militar do Distrito Federal recebeu uma denúncia sobre a presença de artefatos em uma residência alugada por Francisco Wanderley Luiz em Ceilândia, uma região administrativa do Distrito Federal. De acordo com informações, a Polícia Militar chegou à residência e encontrou ‘explosivos’, que foram desativados por equipes especializadas.

Ao contrário da primeira suposição, a ação não estaria relacionada ao processo eleitoral do ano passado, mas sim a uma ação ‘terrorista’. Ainda conforme informações, a casa que Francisco Wanderley Luiz alugou fica na região da ‘praça dos Três Poderes’, em Brasília, e também foi encontrada com ‘artefatos explosivos’, cuja ação foi desativada pela Polícia Militar.

Artefatos Explosivos: Um Perigo Real na Praça dos Três Poderes

A corporação de segurança informou que o trabalho de varredura, realizado na Esplanada dos Ministérios e adjacências, foi concluído ainda na quinta-feira. Agora, as investigações ficam a cargo da Polícia Federal. Durante o trabalho de varredura, estampidos foram ouvidos em alguns pontos da praça dos Três Poderes. Em um dos casos, na área do estacionamento do anexo 4 da Câmara dos Deputados, foi preciso detonar o artefato explosivo. Em outros três, foi possível efetuar a desativação com uma detonação controlada. Dois desses explosivos estavam no cinto de Francisco Wanderley Luiz, que morreu após se explodir por meio do acionamento de uma bomba em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal). Um outro estava perto de seu corpo.

A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Militar, realizou a varredura na área. O STF também passou por uma investigação sobre possíveis riscos durante a manhã da quinta-feira, com entrada proibida ao prédio. Residências dos ministros foram revistadas, uma prática regular que já é realizada pela polícia judiciária. A vistoria desta quinta-feira foi mais criteriosa e não identificou qualquer risco. O Supremo Tribunal Federal recebeu oito e-mails de comemoração ao atentado. As mensagens afirmavam que Francisco era um ‘mártir contra a escória do STF’ e que o ataque iniciado por ele seria finalizado. O tribunal tenta identificar os autores dos e-mails para enviar um relatório para a Polícia Federal.

O corpo de Francisco foi removido da praça dos Três Poderes cerca de 13 horas após as explosões, após a polícia assegurar a desativação de todos os artefatos suspeitos próximos ao corpo dele. Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, era chaveiro e disputou a eleição de 2020 com o nome de urna Tiü França, em Rio do Sul (SC), mas não foi eleito. Antes de morrer, publicou uma série de mensagens sobre o ataque, misturando declarações de cunho político e religioso.

As autoridades de segurança começaram a liberar a Esplanada dos Ministérios para veículos e para o trânsito de pessoas no fim da manhã. A área onde ficou o corpo do autor do atentado foi lavada com o auxílio de um caminhão de água e com funcionários da limpeza esfregando o chão. Momentos depois, grupos de turistas voltaram a frequentar a Praça dos Três Poderes. O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, anunciou que manterá as grades de proteção por tempo indeterminado após as explosões. Elas haviam sido retiradas no ano passado. Por outro lado, o governo Lula defende que não irá recolocá-las, even após as explosões. A avaliação é que as grades carregam um componente simbólico e que posicioná-las poderia significar intimidação frente aos ataques à democracia.

Fonte: © Notícias ao Minuto

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *