Saúde
Herpes: A Dor Incrustada.
Doença comum em adultos, é discreta no início, uma em cada três pessoas desenvolve herpes zoster, causada pelo vírus varicela zoster.
A herpes é uma condição bastante comum em adultos, tendo em vista que uma em cada três pessoas desenvolve herpes zoster ao longo da vida. Isso de acordo com estudo publicado pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC) nos Estados Unidos. De acordo com a infectologista Cristiana Meirelles, da Beep Saúde, o herpes começa de forma discreta, e ainda assim impacta negativamente a saúde dos indivíduos.
Desde que foi descoberto o vírus da herpes, muitos estudos têm sido realizados sobre a condição. O vírus Herpes zoster, também conhecido como cobrão, é responsável por ocasionar a doença. Além disso, ele também é conhecido por ser altamente contagioso. E o que mais chama a atenção é que o vírus da herpes permanece latente no organismo, podendo surgir novamente ao longo da vida. Outro importante detalhe é que o vírus herpes zoster se assemelha ao vírus da herpes simplex, porém ambos possuem diferentes características e sintomas.
Herpes Zoster: Uma Infecção que Afeta Milhões de Pessoas
Aproximadamente 99,5% dos adultos com mais de 40 anos de idade desenvolvem evidências sorológicas de infecção pelo vírus varicela zoster, revela a médica. Este vírus é responsável pela reativação do vírus varicela zoster, que fica latente nas células nervosas e pode reaparecer após décadas de aparente inatividade.
Herpes Zoster: Sintomas e Sinais de Alerta
A herpes zoster, também conhecida como cobreiro, é uma infecção causada pela reativação do vírus varicela zoster, o mesmo da catapora, que fica latente nas células nervosas. Ela afeta milhões de pessoas em todo o mundo e é preocupante não apenas por sua persistência, mas também por sua capacidade de reaparecer após décadas de aparente inatividade.
Herpes Zoster: Uma Doença Que Afeta Pessoas de Todas Idades
Os sintomas da herpes zoster incluem coceira, queimação, aumento da sensibilidade, dor intensa, febre, fadiga e mal-estar. Muitas vezes, é difícil aliviar a dor com analgésicos, e ela pode se tornar crônica, com duração de muitos meses, mesmo depois que as lesões desaparecem. A doença pode se manifestar de forma branda e discreta, mas também pode ocasionar quadros bastante graves, caso atinja órgãos importantes, como os olhos.
Herpes Zoster: Transmissão e Prevenção
Pessoas com herpes zoster podem transmitir o vírus pelo contato com as feridas abertas, como por exemplo, ao tocar as bolhas ou ao compartilhar objetos pessoais. A transmissão pode ocorrer mesmo quando as feridas já cicatrizaram. Portanto, é importante tomar medidas de higiene para evitar a transmissão do vírus. Além disso, é importante procurar atendimento médico quando há suspeita de herpes zoster para avaliação e prescrição das medicações para alívio dos sintomas.
Fonte: @ Terra