Educação
A cidade pobre com educação boa – qual o segredo para um futuro cheio de bons resultados no Ceará?
Aulas extras em Pires Ferreira (CE) focaram em avaliações, com professores atentos. Conhecimento se desenvolve por tabela, na área da Serra da Ibiapaba. Um agricultor e uma merendeira desempenham papel na educação.
A casa que abrigava a família de professores ficava localizada em uma área rural de Pires Ferreira, no sertão do Ceará. A merendeira e um agricultor, pais de seis filhos, todos professores, buscavam transmitir a importância da educação para suas crianças.
Para a professora Milena Costa, de 24 anos, que é a filha mais nova da família, a frase de que ‘educação e o conhecimento ninguém rouba’ foi um mote constante durante sua infância. Ela conta que essa crença de que a educação é um tesouro que não pode ser roubado se tornou uma verdadeira marca da família.
Desenvolvimento por educação
A educação é o principal vetor de mudança em Pires Ferreira, uma cidade de poucas oportunidades, localizada na Serra da Ibiapaba, Ceará, com uma população de pouco mais de 10 mil habitantes. Recém-aprovada no concurso para professor da cidade, Milena chora ao revelar como, um a um, seus irmãos (quatro mulheres e um homem) foram mostrando que o caminho para transformar a realidade passa pela educação. A história da família Costa ilustra o papel que o ensino tem exercido na cidade, tornando-a um cartão de visitas com resultados expressivos nos índices nacionais de educação.
Conhecimento é o caminho para o sucesso
A cidade de Pires Ferreira recebeu nota 10 no último Índice Nacional de Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental, a maior nota no Brasil. O Ideb é o principal índice da educação básica do Brasil e é calculado com base em dois indicadores: a taxa de aprovação escolar; e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no quinto e no nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio. Nesse cenário, a educação tornou-se o principal vetor de mudança na cidade, que é uma das mais pobres do Ceará e até do país.
A importância da educação para o desenvolvimento
A economia de Pires Ferreira, movida pela pesca, agricultura e pequenas olarias, não vai absorver todos os estudantes que estão se formando e vão alçar voos em universidades e empresas longe dali. No entanto, a expectativa é de que o resultado do bom desempenho da educação local possa vir de várias formas, seja com o retorno de alguns profissionais qualificados, seja com o desenvolvimento por tabela que esses filhos da terra levarão ao Estado ou ao país. A educação tornou-se o principal vetor de mudança na cidade, que é uma das mais pobres do Ceará e até do país.
Conhecimento é a chave para o sucesso
Além de Pires Ferreira, o Ceará, de uma forma geral, tem se destacado nos rankings de educação há anos. Qual o resultado concreto que já pode ser visto? E qual o segredo para se manter no topo? Neste ano de eleições municipais, a BBC News Brasil visitou municípios que estão em primeiro e último lugar em rankings de indicadores sociais para investigar o que um país desigual como o Brasil pode aprender com seus extremos.
Fonte: © G1 – Globo Mundo