Siga-nos

Educação

A cidade pobre com educação boa – qual o segredo para um futuro cheio de bons resultados no Ceará?

Publicado

em

ensino, conhecimento, aprendizado;

Aulas extras em Pires Ferreira (CE) focaram em avaliações, com professores atentos. Conhecimento se desenvolve por tabela, na área da Serra da Ibiapaba. Um agricultor e uma merendeira desempenham papel na educação.

A casa que abrigava a família de professores ficava localizada em uma área rural de Pires Ferreira, no sertão do Ceará. A merendeira e um agricultor, pais de seis filhos, todos professores, buscavam transmitir a importância da educação para suas crianças.

Para a professora Milena Costa, de 24 anos, que é a filha mais nova da família, a frase de que ‘educação e o conhecimento ninguém rouba’ foi um mote constante durante sua infância. Ela conta que essa crença de que a educação é um tesouro que não pode ser roubado se tornou uma verdadeira marca da família.

Desenvolvimento por educação

A educação é o principal vetor de mudança em Pires Ferreira, uma cidade de poucas oportunidades, localizada na Serra da Ibiapaba, Ceará, com uma população de pouco mais de 10 mil habitantes. Recém-aprovada no concurso para professor da cidade, Milena chora ao revelar como, um a um, seus irmãos (quatro mulheres e um homem) foram mostrando que o caminho para transformar a realidade passa pela educação. A história da família Costa ilustra o papel que o ensino tem exercido na cidade, tornando-a um cartão de visitas com resultados expressivos nos índices nacionais de educação.

Conhecimento é o caminho para o sucesso

A cidade de Pires Ferreira recebeu nota 10 no último Índice Nacional de Educação Básica (Ideb) para os anos iniciais do ensino fundamental, a maior nota no Brasil. O Ideb é o principal índice da educação básica do Brasil e é calculado com base em dois indicadores: a taxa de aprovação escolar; e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no quinto e no nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio. Nesse cenário, a educação tornou-se o principal vetor de mudança na cidade, que é uma das mais pobres do Ceará e até do país.

A importância da educação para o desenvolvimento

A economia de Pires Ferreira, movida pela pesca, agricultura e pequenas olarias, não vai absorver todos os estudantes que estão se formando e vão alçar voos em universidades e empresas longe dali. No entanto, a expectativa é de que o resultado do bom desempenho da educação local possa vir de várias formas, seja com o retorno de alguns profissionais qualificados, seja com o desenvolvimento por tabela que esses filhos da terra levarão ao Estado ou ao país. A educação tornou-se o principal vetor de mudança na cidade, que é uma das mais pobres do Ceará e até do país.

Conhecimento é a chave para o sucesso

Além de Pires Ferreira, o Ceará, de uma forma geral, tem se destacado nos rankings de educação há anos. Qual o resultado concreto que já pode ser visto? E qual o segredo para se manter no topo? Neste ano de eleições municipais, a BBC News Brasil visitou municípios que estão em primeiro e último lugar em rankings de indicadores sociais para investigar o que um país desigual como o Brasil pode aprender com seus extremos.

Fonte: © G1 – Globo Mundo

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *