Saúde
5 razões para fazer mamografia e proteger saúde da mulher contra câncer de mama.
O câncer de mama é uma doença comum que afeta a saúde da mulher. Uma mamografia preventiva pode detectá-lo precocemente. A Fundação de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem alerta sobre a importância da saúde da mulher.
Com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar das mulheres, a mamografia se consolida como ferramenta essencial para a detecção precoce do câncer de mama. Ao longo dos anos, o Outubro Rosa tem se destacado como um importante movimento de conscientização, incentivando as mulheres a realizarem o exame preventivo.
Desde a criação da Lei 11.664, em 2008, o Outubro Rosa ganhou destaque como um mês de luta contra o câncer de mama, mas mais ainda como um movimento de conscientização sobre a importância da mamografia. Com o passar dos anos, a campanha ganhou diferentes temas para abordar os vários aspetos que envolvem a saúde feminina, mas o foco na mamografia sempre foi uma constante, apontando sua importância fundamental na detecção precoce do câncer de mama.
Aumento significativo nas mamografias: uma nova era para a saúde da mulher
A mamografia, um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, foi historicamente cercado de estigmas e silêncio, especialmente no Brasil. No entanto, o cenário mudou drasticamente nos últimos anos, graças a campanhas de conscientização e a implementação da Lei da Mamografia, em 2008. Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), o volume de exames de mamografia aumentou de 106% de 2018 para 2023.
Mamografia preventiva: o caminho para reduzir a mortalidade
O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. É estimado que 74 mil novos casos por ano ocorram no país, o que torna o rastreamento e o diagnóstico precoces fundamentais para reduzir a mortalidade.
Prevenção é a melhor estratégia
A mamografia foi um importante marco na saúde da mulher no Brasil. Além da implementação da Lei da Mamografia, campanhas de conscientização como o Outubro Rosa ganham força no Brasil, ajudando a derrubar os tabus e estimulando mais mulheres a realizarem o exame de forma preventiva. A médica radiologista com especialização em mama da FIDI, Vivian Milani, destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente por meio da mamografia.
Um direito garantido
A legislação que garantiu o direito de mulheres realizarem mamografias gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) revolucionou a forma como o câncer de mama é enfrentado no país. Antes dessa conquista, a mamografia não era amplamente acessível, e a falta de rastreamento contribuía para diagnósticos tardios, muitas vezes em estágios avançados da doença, o que dificultava o tratamento e o prognóstico.
Uma nova era para a saúde da mulher
Aumento significativo nas mamografias: uma nova era para a saúde da mulher. A mamografia, um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, foi historicamente cercado de estigmas e silêncio, especialmente no Brasil. No entanto, o cenário mudou drasticamente nos últimos anos, graças a campanhas de conscientização e a implementação da Lei da Mamografia, em 2008.
Prevenção é a chave
A prevenção é a melhor estratégia para reduzir a mortalidade do câncer de mama. A mamografia foi um importante marco na saúde da mulher no Brasil, e a implementação da Lei da Mamografia garantiu o direito de mulheres realizarem mamografias gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Uma mudança positiva
A mudança positiva no cenário da saúde da mulher no Brasil é palpável. Aumento significativo nas mamografias: uma nova era para a saúde da mulher. A mamografia, um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, foi historicamente cercado de estigmas e silêncio, especialmente no Brasil.
O futuro é promissor
O futuro é promissor para a saúde da mulher no Brasil. Aumento significativo nas mamografias: uma nova era para a saúde da mulher. A mamografia, um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, foi historicamente cercado de estigmas e silêncio, especialmente no Brasil.
Uma nova geração de mulheres
Uma nova geração de mulheres está se conscientizando sobre a importância da mamografia e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Aumento significativo nas mamografias: uma nova era para a saúde da mulher. A mamografia, um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, foi historicamente cercado de estigmas e silêncio, especialmente no Brasil.
O poder da prevenção
O poder da prevenção está mudando a forma como o câncer de mama é enfrentado no Brasil. Aumento significativo nas mamografias: uma nova era para a saúde da mulher. A mamografia, um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, foi historicamente cercado de estigmas e silêncio, especialmente no Brasil.
Uma nova era para a saúde da mulher
Aumento significativo nas mamografias: uma nova era para a saúde da mulher. A mamografia, um exame essencial para a detecção precoce do câncer de mama, foi historicamente cercado de estigmas e silêncio, especialmente no Brasil. No entanto, o cenário mudou drasticamente nos últimos anos, graças a campanhas de conscientização e a implementação da Lei da Mamografia, em 2008.
Fonte: @ Terra