Siga-nos

Saúde

Saúde Indígena e Infraestrutura.

Publicado

em

Ministério da Saúde

UBSIs passaram de 14 para 46 desde 2023. Ultima inaugurada foi a do Distrito Sanitário Araguaia, no Mato Grosso.

O Ministério da Saúde trabalhou intensamente em 2023, dando um grande passo em direção a melhoria da saúde indígena no Brasil. A saúde indígena é um assunto de extrema importância, pois trata-se de um grupo vulnerável que necessita de atenção especializada.

Entre 2023 e 2024, o governo do Brasil efetuou uma grande escalada em obras e reformas em estabelecimentos de saúde indígena em todo o país, com o Ministério da Saúde sendo o grande responsável por essa mudança. O trabalho realizado foi positivo, resultando em uma melhoria significativa na acessibilidade e na qualidade do atendimento à saúde dos povos indígenas.

Foco em Saúde: Ministério da Saúde Investe em Unidades de Atendimento à População Indígena

Através da implantação de Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs), Polos Base, Casas de Saúde Indígena e alojamentos, o Ministério da Saúde fortalece o atendimento à saúde indígena ao longo do ano de 2023, priorizando a acessibilidade a serviços de saúde de alta qualidade para as comunidades indígenas.

Dentre as entregas realizadas, destacam-se 14 estabelecimentos, sendo 8 novos e 6 reformas ou ampliações, demonstrando o compromisso do Ministério da Saúde em garantir a saúde e o bem-estar da população indígena. Já entre janeiro e outubro do ano em curso, foram entregues 46 unidades, sendo 30 implantações de equipamentos novos e 16 reformas ou ampliações, resultado três vezes maior de intervenções em comparação ao ano anterior.

O ano de 2024 marcou a região Norte como a maior beneficiada, com 28 obras concluídas, sendo 23 implantações e 5 reformas, enquanto o Nordeste recebeu 7 obras concluídas, sendo 4 implantações e 3 reformas. O Centro-Oeste teve 5 concluídas, sendo 2 implantações e 3 reformas. O Sudeste teve 3, sendo todas reformas. E a região Sul teve 3 entregas, sendo 1 implantação e 2 reformas.

A mais recente inauguração ocorreu na última segunda-feira (11) com a entrega da nova Unidade Básica de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Araguaia, localizada na Aldeia Santa Isabel do Morro, atendida pelo Polo Base de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso.

A unidade conta com 9 salas e mais uma estrutura de alojamento para as equipes de profissionais de saúde, incluindo consultórios indiferenciados, odontológicos, e salas de procedimentos, esterilização e lavagem, além de uma sala para uso do AIS e outra para o Aisan. Já o alojamento para os profissionais conta com cozinha, três quartos, dois banheiros e lavanderia.

Com a entrega da unidade, a UBSI beneficiará cerca de 1.200 indígenas do Povo Karajá, residentes na região e a coordenação do Dsei espera alcançar significativos avanços na saúde e bem-estar da população atendida, ampliando o acesso a serviços de saúde de qualidade.

‘Estamos muito entusiasmados e satisfeitos com essa entrega essencial para o nosso Dsei e para toda a região. Agora estamos mais equipados para aprimorar os atendimentos, especialmente para os públicos infantil e materno, que são demandas prioritárias em nossa comunidade’, afirma o coordenador Labé Kàlàriki Idjawaru Karajá.

A inauguração foi realizada em clima de festa, com a presença da coordenação e de outros representantes do DSEI, do coordenador do Departamento de Projetos e Determinantes Ambientais da Saúde Indígena (DEAMB), Leandro Nepomuceno, e de usuários dos serviços de saúde indígena da região.

A obra foi realizada através do Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena da Sesai.

Fonte: @ Ministério da Saúde

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *