Notícias
Raios atingem três pessoas em São Sebastião, no litoral de SP
Caso em Maresias, duas vítimas foram levadas a hospitais com lesões, uma teve perfuração no pé e a outra, corte na face.
A cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, foi palco de um desastre natural no último domingo, que trouxe à tona a intensidade dos raios. A ocorrência aumentou o medo entre os banhistas, que ainda assim, nos dias seguintes, correram o risco de se tornarem vítimas de descargas elétricas ou choques elétricos.
Na última sexta-feira, 13, três homens foram atingidos por raios na cidade de São Sebastião. A situação foi tão grave que os indivíduos precisaram ser hospitalizados no dia seguinte, sábado, 14. Esse não foi um caso isolado, pois durante o período da chuva, a frequência de raios aumentou. Muitos banhistas são atraídos pela belezas naturais da praia, apesar do risco de serem atingidos por raios.
Raios: Choques Elétricos na Praia
Na Praia das Cigarras, duas vítimas já receberam alta médica após sofrerem descargas elétricas. A outra, um jovem de 23 anos, estava em Maresias e também foi liberada após passar por avaliação médica. O incidente ocorreu pouco antes das 13h, na Praia de Cigarras, sob o guarda sol, na faixa de areia.
Ouvir o estrondo dos raios é um sinal de alerta, mas às vezes as pessoas se sentem seguras, especialmente na praia. No entanto, as descargas elétricas são perigosas e podem causar choques elétricos. Duas das vítimas, que receberam alta, estavam na Praia das Cigarras quando receberam a descarga elétrica.
Descargas Elétricas e Choques Elétricos
Em Maresias, Gabriel dos Santos Franco, de 23 anos, sofreu uma descarga elétrica quando estava no deck de uma piscina e descalço. Ele é funcionário de um Beach Club da praia. Os socorristas atenderam a vítima, que se queixava de dores fortes nas costas, e apresentava confusão, desorientação e sinais de hipotermia.
Conforme a Defesa Civil, a vítima foi transportada a vítima ao PS (pronto-socorro) de Boiçucanga e recebeu alta depois de passar por uma avaliação médica. O incidente ocorreu pouco antes das 13h, na Praia de Cigarras, sob o guarda sol, na faixa de areia.
Incidente na Praia
Ouvir o estrondo dos raios é um sinal de alerta, mas às vezes as pessoas se sentem seguras, especialmente na praia. No entanto, as descargas elétricas são perigosas e podem causar choques elétricos. Duas das vítimas, que receberam alta, estavam na Praia das Cigarras quando receberam a descarga elétrica.
Os dois banhistas foram socorridos por um guarda-vidas, que acionou o Samu, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Eles foram transportados para o pronto-socorro central de São Sebastião em estado grave, e com o relatos de que não sentirem os membros inferiores.
Pronto-socorro e Socorristas
De acordo com a Defesa Civil do Estado, as vítimas deram entrada no pronto-socorro às 13h10 e receberam alta às 19h30. Em Maresias, Gabriel dos Santos Franco, de 23 anos, sofreu uma descarga elétrica quando estava no deck de uma piscina e descalço.
Ele é funcionário de um Beach Club da praia. Os socorristas atenderam a vítima, que se queixava de dores fortes nas costas, e apresentava confusão, desorientação e sinais de hipotermia. ‘Diante dos fatos foi realizado os procedimentos de APH (atendimento pré-hospitalar) e transportado a vítima ao PS (pronto-socorro) de Boiçucanga’, informou o GBMar.
Conforme a Defesa Civil, ele recebeu alta depois de passar por uma avaliação médica.
Fonte: @ Terra