Educação
MEC, educação e tecnologia, em parceria para o Brasil! – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O principal evento de divulgação científica ocorre de 5 a 10 de novembro em Brasília, com assinatura de acordo entre MEC e MCTI para unificar ações de letramento científico na educação básica.
A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na educação, uma iniciativa importante para o país, contará com o apoio do Ministério da Educação (MEC) em Brasília (DF). A edição será realizada no Museu Nacional da República entre 5 e 10 de novembro, oportunidade em que a educação pública terá destaque.
Com a participação do Ministério da Educação (MEC), a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) visa promover um ambiente de aprendizado inclusivo, abordando a ciência como uma ferramenta colaborativa e não apenas como um mero campo de estudo. A integração de tecnologia nas práticas educacionais é fundamental para o desenvolvimento de projetos que incentivem a experimentação e a inovação, como empreender a educação de forma mais eficaz.
Reconhecendo o Valor da Educação
Nesta terça-feira, 5 de novembro, o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciaram o resultado do edital do programa Mais Ciência na Escola. Além disso, assinaram um acordo de cooperação técnica (ACT) para unificar políticas e ações programáticas, visando melhorar a qualidade do letramento científico na educação básica. Este esforço visa promover oportunidades de inclusão para os estudantes por meio da ciência e da tecnologia, além de fomentar novos talentos para as carreiras científicas e tecnológicas.
Investindo em Ciência e Tecnologia
Segundo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, presente na cerimônia, os investimentos da União nessas áreas visam democratizar as oportunidades de ensino e trabalho a todos os cidadãos brasileiros. ‘Historicamente, o Brasil tomou a decisão de apostar na ignorância, porque assim a manipulação da sociedade ficaria mais fácil. Mas nós proibimos o uso da palavra ‘gasto’ quando falamos de educação. Educação é o investimento com mais retorno que podemos fazer’, defendeu.
Educação Profissional e Tecnológica
O ministro da Educação informou que o Ministério da Educação (MEC) está empregando recursos para promoção da ciência e da tecnologia na educação por meio de diferentes iniciativas, como a expansão da educação profissional e tecnológica — com a criação de 100 novos campi de institutos federais —, e o aumento significativo do orçamento destinado à Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que permite o reajuste de bolsas para pesquisa.
Inovação e Desenvolvimento
‘Hoje, assinamos mais um ACT entre o MEC e o MCTI [Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação], para viabilização do edital do Mais Ciência e de outros programas. Queremos estimular a ciência e a tecnologia na educação básica. Serão 2 mil bolsas para professores e 20 mil para estudantes, como incentivo à iniciação científica dos nossos jovens’, explicou o ministro da Educação. Com isso, o governo federal busca promover oportunidades de inclusão para os estudantes por meio da ciência e da tecnologia, além de fomentar novos talentos para as carreiras científicas e tecnológicas.
Mais Ciência na Escola
O resultado do primeiro edital do Mais Ciência na Escola terá um investimento total de R$ 200 milhões, destinados à criação de mil laboratórios maker, à concessão de bolsas para docentes e estudantes, bem como à formação de professores em educação digital e científica. Os recursos para o edital fazem parte dos investimentos anunciados no lançamento da Estratégia Nacional para a Inclusão e Valorização da Educação Profissional e Tecnológica.
Fonte: © MEC GOV.br