Finanças
Dia de olho no fiscal, mercado de olho no PIB

Cesta Básica: informações essenciais para começar o dia bem informado, considerando indicador do conhecido, economia local e preocupações estratégicas com projetos.
Ainda que o mercado esteja atento para o desempenho do IBC-Br, indicador que antecede o Índice de Produção Interna Bruta, este período ainda é marcado por mudanças significativas no mercado.
O mercado brasileiro enfrenta desafios para se manter estável, com o IBC-Br sendo um indicador essencial para avaliar o cenário econômico. O resultado do IBC-Br poderá influenciar a percepção do mercado em relação ao potencial de crescimento e inflação, além de impactar as estratégias de investimento. É preciso monitorar as tendências, considerando o contexto das questões fiscais e econômicas.
Mercado espera indicador econômico para avaliar temperatura da economia
O Banco Central divulga hoje o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) de outubro, um indicador que antecede a divulgação do PIB, e o mercado econômico já está ansioso para conhecer a temperatura da economia brasileira. Em outubro, o índice subiu 0,84% e agora a expectativa é de um avanço mais tímido, de 0,1%, segundo a mediana de 19 projeções coletadas pelo Valor Data, apesar das estimativas variarem desde uma queda de 0,3% a um avanço de 0,74%. O índice é um dos indicadores que mostrarão o quanto a economia local está aquecida e, portanto, o quanto isso pode trazer de pressões inflacionárias, que é a principal preocupação do Banco Central neste momento.
Nesse cenário, a questão fiscal também fica em destaque. Ontem, a equipe econômica liberou R$ 1,761 bilhão em emendas parlamentares, atendendo a pressões vindas do Congresso Nacional pela liberação de desembolsos. Essa medida ocorre justamente em um momento em que o governo tem projetos estratégicos em pauta no Congresso, como a reforma tributária e o pacote fiscal, que visam reorganizar a carga tributária e reduzir os gastos públicos. Esses projetos são fundamentais para o equilíbrio da economia e para garantir uma recuperação sustentável, mas também trazem preocupações sobre as consequências para a economia e a sociedade.
Fonte: @ Valor Invest Globo