Siga-nos

Imóveis

Condomínios e multifamily geram oportunidades para negócios

Publicado

em

residencial, imobiliário, compartilhado;

Criam-se condomínios nichados com unidades dedicadas a público específico, oferecendo experiências positivas, pensadas para economia voltada ao único proprietário.

O crescimento do mercado multifamily no setor imobiliário brasileiro deve impulsionar a criação de condomínios compartilhados com características particulares.

Para Ricardo Karpat, Diretor da Gábor, a tendência é que os prédios se concentrem em públicos específicos, como idosos, jovens universitários ou pessoas que gostam de festas. Condomínios residenciais, por exemplo, podem oferecer serviços como refeições em comum ou atividades recreativas. Com isso, os proprietários podem encontrar um ambiente mais acolhedor e social, enquanto os investidores podem explorar oportunidades de arrendamento e gerenciamento de condomínios mais diversificados.

Revitalização do Mercado Multifamily

Em eventos como o Superlógica Next 2024, onde administradoras de condomínios, síndicos e imobiliárias se reuniram para compartilhar conhecimentos e experiências, é possível perceber as mudanças geracionais que estão impactando o mercado imobiliário. O multifamily, um tipo particular de residencial compartilhado, está se destacando como uma opção cada vez mais popular. Este movimento é reflexo da necessidade de uma nova abordagem na forma como as pessoas vivem e se relacionam com seus espaços residenciais.

Desafios e Oportunidades no Multifamily

O multifamily consiste em um complexo ou edifício onde todas as unidades são dedicadas à residencial compartilhada e pertencem a um único investidor ou empresa. É um modelo em que todos os moradores são locatários e existe apenas um proprietário. Nesse contexto, é fundamental garantir que as experiências dos moradores sejam positivas, pois isso influencia a satisfação e a decisão de permanecer ou mudar de prédio.

Economia Voltada a Nichos

É hora de pensar em uma economia voltada a nichos e que atenda às necessidades específicas de diferentes grupos de pessoas. Por exemplo, prédios multifamily voltados para idosos, com enfermeiros disponíveis para cuidados e serviços pensados para este público; ou unidades dedicadas a jovens, com atividades sociais e próximos de universidades. Essas práticas pensadas para um público específico podem impulsionar o mercado multifamily no Brasil.

Administração e Serviços no Multifamily

Para gerar ambientes mais confortáveis e oferecer uma melhor experiência aos moradores, é necessário conhecer suas necessidades e preferências. As administradoras de condomínios devem se atentar às demandas dos consumidores para oferecer serviços unificados e eficientes. A segmentação de condomínios e prédios de acordo com o público pode ajudar a consolidar o mercado multifamily no Brasil.

Tendências e Projeções

Atualmente, o mercado multifamily no Brasil está em crescimento, com mais de 9 mil apartamentos disponíveis. Segundo dados da SiiLa, o segmento deverá crescer 31,25% até setembro de 2025. Embora o mercado brasileiro ainda seja incipiente em relação a mercados consolidados, como os Estados Unidos, onde o multifamily movimenta mais de 3,5 bilhões e emprega 12 milhões de trabalhadores, existem oportunidades significativas para investir e se adaptar às necessidades do mercado.

Fonte: © Estadão Imóveis

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *