Finanças
Bolsas de NY terminam em dia de destaque do setor de energia

Ações da Tesla se destacaram enquanto a equipe do presidente Donald Trump trabalhava em maneiras de simplificar a regulamentação de veículos autônomos.
Aos olhos dos investidores brasileiros, o movimento positivo das bolsas internacionais não deixou de ter impacto sobre as bolsas do país. Ao menos na sua percepção, afinal, os mercados de ações e de capitais são fortemente influenciados pelas expectativas dos investidores internacionais. E o que vê no exterior merece uma atenção especial, principalmente quando se trata de setores como o de energia, que costuma ser um divisor de águas das valorizações de ações.
A valorização do petróleo, que se intensificou em 2020, traz consigo uma grande expectativa de que os preços se mantenham altos. Isso, evidentemente, pode trazer uma série de benefícios para as empresas de energia, que já começaram a sentir efeitos positivos. Com isso, a percepção é de que as ações dessas empresas devem continuar valorizadas em 2021. Por isso, é hora de comprar ações da Petrobras e da Queiroz Galvão, que são destaque no setor.
Mudanças no Mercado de Ações
A onda de recuperação da bolsa de valores, que havia sofrido impactos negativos em função do aumento dos juros, pode ter encontrado um momento de alívio com o fechamento da curva de juros americana. Conseqüentemente, o mercado, especialmente o de ações, parece ter respirado aliviado, o que pode se refletir positivamente em algumas companhias, especialmente aquelas ligadas ao setor de tecnologia, com a recuperação de suas bolsas.
Com a término da negociação na bolsa de valores de Nova York, o índice Dow Jones registrou uma queda de 0,13%, encerrando em 43.389,60 pontos, enquanto o índice S&P 500 mostrou uma alta de 0,39%, encerrando em 5.893,62 pontos, e o índice Nasdaq exibiu uma valorização de 0,60%, encerrando em 18.791,81 pontos.
Entre os 11 índices setoriais do S&P 500, o segmento de energia foi o que mais se destacou, com alta de 1,27%. Em meio a essas mudanças no mercado de valores, o petróleo WTI fechou o dia em alta de 3,19%, a US$ 69,16 o barril, afetando o mercado de capitais.
Em meio às turbulências no mercado de ações, o fechamento da curva de juros americana pode ter trazido um alívio, na margem, para a bolsa de valores, especialmente para as bolsas de ações de companhias ligadas ao setor de tecnologia, como a da Tesla, que muitas vezes é afetada pela curva de juros e pelo preço do petróleo, que tem um impacto direto no setor de veículos autônomos e, por extensão, no mercado de capitais.
Fonte: @ Valor Invest Globo