Educação
Vestibular 2025: questão de Matemática da 1ª fase é anulada por falta de resposta em Unicamp.
Comissão atribui pontos a cada candidato, considerando a quantidade mínima de latas de um modelo circular, dentro de uma área circular externa da coroa circular e área da coroa, com 72 questões em círculo.
A Comvest, responsável pelo vestibular da Unicamp, tomou uma decisão inédita: anular uma questão de matemática da primeira fase aplicada no dia 20 e atribuir um ponto a todos os candidatos. Segundo a comissão, o erro no questionamento invalidou a resposta correta.
Com o objetivo de garantir a objetividade e a justiça no vestibular, a Comvest optou por atribuir um ponto adicional a todos os candidatos, garantindo que todos tenham a mesma chance de se destacar no exame. Essa medida visa minimizar os efeitos do erro na aplicação do vestibular e garantir que os resultados refletem o conhecimento e as habilidades dos candidatos e não um erro de pergunta.
Vestibular Unicamp 2025: Comvest anula questão sobre área de coroa circular
A questão número 53, presentes nas provas Q e Z, tratava da área de uma coroa circular (veja o print abaixo), mas a Comvest informou que irá anular a questão 53 (modelo Q e Z) de matemática, devido a um equívoco em seu enunciado. Conforme o Art.27 da Resolução do Vestibular Unicamp 2025, a pontuação (1 ponto) será atribuída a todos os candidatos presentes na prova, segundo a nota da comissão.
O professor de matemática Rodrigo Serra, do cursinho Oficina do Estudante, explica que o círculo externo da arruela tem 60 centímetros de diâmetro e o interno, 40 centímetros de diâmetro. Portanto, o raio do externo é 30 e o do interno é 20. ‘Para pintar as arruelas de preto, são adquiridas latas de tinta, e cada lata é suficiente para cobrir uma área total de 10 metros quadrados. Sabendo que apenas uma das faces da arruela será pintada, ou seja, só a frente, a quantidade mínima de latas que precisariam ser adquiridas para pintar 90 arruelas foi calculada’, explicou Serra.
O professor completa que a área da coroa circular é dada por π (pi) multiplicado pela diferença dos quadrados dos raios. Ou seja, π(R² – r²), onde R é o raio maior e r o menor. No cálculo, encontra-se 500π, que é 900 – 400, e, multiplicando por 90 (o número de arruelas), resulta em 45000π. Ao converter para metros quadrados, chega-se a 4,5π metros quadrados. Essa é a área total das 90 arruelas. Substituindo π por aproximadamente 3,14, o resultado é 14,3 metros quadrados. Como cada lata cobre 10 metros quadrados, seriam necessárias duas latas para pintar no mínimo essa área.
O problema é que, nas alternativas, não há uma opção que indique duas latas. Então não temos alternativa correta, completa o professor. Gabarito extraoficial A pedido do g1, o cursinho Oficina do Estudante preparou um gabarito extraoficial e a correção comentada das 72 questões de múltipla escolha aplicadas na 1ª fase do vestibular 2025 da Unicamp. A correção considerou os modelos de provas Q e Z. Veja como foi a cobertura do g1 da 1ª faseFOTOS: as imagens da 1ª fase do exame’Macetando’, enchentes no RS, guerras e geração Z: veja o que caiu na 1ª fase da Unicamp 2025 VÍDEOS: Confira a correção da 1ª fase do vestibular
As questões abordadas pela universidade são as mesmas em todos os modelos de prova, com mudança somente na ordem em que aparecem. A seguir o link de todos os modelos para conferência: Provas Q e ZProvas R e WProvas S e XProvas T e Y A lista numérica abaixo apresenta os links diretos para as questões correspondentes com os comentários dos professores.
Fonte: © G1 – Globo Mundo