Siga-nos

Educação

Reforço na Educação: MEC lança novos dados do programa de formação docente

Publicado

em

formação, educação;

Balanço do Prilei entre 9 e 10 de dezembro, abordando formação inicial e continuada de docentes com ênfase na educação integral e residência.

Em breve, o Ministério da Educação (MEC) vai divulgar os resultados do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com Ênfase na Educação Integral. Este programa tem grande importância para a sociedade, pois visa aprimorar a formação de professores, por isso, é fundamental a inclusão de inovações em sua formação inicial e continuada, com ênfase na Educação Integral.

É previsto que o evento para divulgação dos resultados ocorra entre 9 e 10 de dezembro, e será realizado na sede do MEC, em Brasília (DF), com transmissão on-line para todo o país pelo canal do MEC no YouTube. O objetivo é que os resultados possam ser acessados por todos os estudantes, ao longo de todo o país, e que possam entender a relevância da formação dos professores para o sucesso da educação.

A Formação Integral para Profissionais em Educação

O Prilei oferece cursos inovadores de formação focados na educação integral, visando profissionais sem curso superior, graduados em áreas distintas da sua atuação e estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas formações têm o compromisso de realizar um ano de residência docente na rede pública de ensino, fortalecendo a formação integral de futuros professores.

Parcerias Estratégicas e Experiências de Formação

Durante o evento, haverá uma exposição de banners com trabalhos dos alunos, assim como uma apresentação cultural do coral do MEC. Além disso, as instituições de ensino superior participantes do Prilei, como a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), do ABC (UFABC), do Piauí (UFPI) e de Alagoas (Ufal), realizarão sessões de socialização, compartilhando suas experiências e resultados obtidos no programa.

Abertura do Evento: Uma Mesa de Autoridades Educacionais

A mesa de abertura do evento será composta por Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC; Denise Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Lourival Martins, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação; Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica; Lucianna Munhoz, coordenadora-geral de Formação de Professores da Educação Básica; o professor Amauri Barros, representante dos coordenadores do Prilei; e Cláudio Tapirapé, representante dos estudantes.

O Prilei: Um Programa de Formação Integral para Profissionais em Educação

O Prilei é operacionalizado por meio de instituições de ensino superior que oferecem cursos de pedagogia e licenciaturas específicas e/ou interdisciplinares, organizadas em redes compostas por instituições federais, estaduais e privadas sem fins lucrativos. Os cursos são presenciais e articulados com a rede pública de ensino desde o início, o que possibilita uma formação integral para os futuros professores. As propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura apoiados pelo Prilei estão alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos currículos e matrizes curriculares das redes de ensino.

Fonte: © MEC GOV.br

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *