Tecnologia
O que parece ser luxo pode esconder trabalho infantil.
Influenciadores mirins prometem vida de luxo com cursos de marketing, vendas e conteúdo de perfis, realizados na internet, expondo crianças e adolescentes ao direito da criança e do adolescente.
O trabalho infantil é uma prática que viola os direitos das crianças e dos adolescentes, levando-os a realizar atividades laborais inadequadas para sua idade e capacidade. Isso pode ocorrer em diversas esferas, como no trabalho infantil em si, mas também em outras formas de exploração, como a venda de cursos de marketing ou afiliados que prometem riqueza fácil.
Em meio a essa realidade, é comum encontrar relatos de adolescentes que ostentam uma vida de luxo nas redes sociais. Eles compartilham vídeos que mostram seus supostos trabalhos realizados na internet, afirmando que conquistam milhares de reais por mês trabalhando pouco por dia. Essas narrativas podem ser uma forma de estelionato, uma fraude que visa enganar adolescentes em uma vida de luxo, quando na verdade, eles estão realizando atividades ilegais, como trabalho infantil. Isso pode ser uma violação do direito da criança e do adolescente, e é preciso estar atento a essas práticas.
Trabalho Infantil On Line: Uma Questão de Consciência
Em um cenário alarmante, ao menos 33 perfis de redes sociais Instagram e TikTok estão promovendo o mito de uma vida de luxo, onde a renda alta é facilmente alcançável com a venda de cursos de marketing. Esses cursos, às vezes chamados de ‘tesouros’, prometem ensinar a ganhar dinheiro com a participação em vendas desses mesmos cursos, hospedados em plataformas de afiliados como Kiwify e Cakto. O g1, após monitorar essas contas, encontrou postagens que minimizam a importância do estudo e mostram maços de dinheiro, mas não revelam a fonte da suposta riqueza. Os adolescentes pedem que os interessados em saber a ‘receita’ do sucesso mandem uma mensagem privada ou acessem um link.
Os Cursos de Marketing: Uma Viagem ao Submundo
Os cursos prometem ensinar a ganhar dinheiro com a participação em vendas desses mesmos cursos, com preços que variam de R$ 10 a R$ 200. O g1 adquiriu um desses cursos e descobriu que as aulas são ministradas por outras pessoas, como o irmão de uma menina que ostenta nas redes. Esses cursos têm nomes chamativos como ‘O Tesouro do Tráfego Orgânico’ e ‘Acelerador de resultados’, mas o que eles realmente ensinam? Alguns especialistas em direito da criança e do adolescente acreditam que esses adolescentes podem estar sendo usados por indivíduos mal-intencionados para praticar fraudes e violação do direito.
Trabalho Infantil e Fraude: Um Caso de Conflito de Interesses
Os adolescentes podem estar sendo usados para praticar estelionato, avalia Kelli Angelini, advogada especialista em educação digital e autora do livro ‘Segredos da internet que crianças e adolescentes ainda sabem’. A legislação brasileira define o crime de estelionato como a tentativa de obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento. Neste caso, os menores podem estar sendo usados para cometer este crime.
Perigos da Internet para a Criança e o Adolescente
A internet pode ser um instrumento de violação do direito da criança e do adolescente, se não for utilizada corretamente. Os adolescentes podem ser vítimas de estelionato, fraude e violação do direito, se não forem bem orientados. É importante que os pais e responsáveis estejam atentos às atividades dos seus filhos na internet e os orientem sobre os perigos que ela pode representar.
A Importância da Educação Digital
A educação digital é fundamental para a proteção da criança e do adolescente na internet. É importante que os jovens sejam educados sobre os perigos da internet e como se proteger dela. Além disso, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos às atividades dos seus filhos na internet e os orientem sobre os perigos que ela pode representar.
Conclusão
A venda de cursos de marketing para adolescentes pode ser um caso de trabalho infantil on-line e fraude. É importante que os pais e responsáveis estejam atentos às atividades dos seus filhos na internet e os orientem sobre os perigos que ela pode representar. Além disso, é importante que os jovens sejam educados sobre os perigos da internet e como se proteger dela. A educação digital é fundamental para a proteção da criança e do adolescente na internet.
Fonte: © G1 – Tecnologia