Siga-nos

Educação

O papel do Diretor Escolar em construir a educação brasileira.

Publicado

em

Lideranças, educacionais, Profissionais, da educação;

O Ministério da Educação valorizou a liderança com transmissão ao vivo no YouTube, destacando a formação continuada como um papel fundamental para o sucesso das instituições em ambientes de aprendizagem inspiradores, promovendo o desenvolvimento integral através de ações de formação ambientes de aprendizagem

O Ministério da Educação (MEC) promoveu o webinário Diretor Escolar no dia 12 de novembro. Este evento, realizado por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), congregou profissionais da educação para discutir aspectos relevantes da área.

Em sua apresentação, o Diretor Escolar destacou a importância da formação continuada para os educadores. Com essa formação, é possível elevar a qualidade da educação e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Profissionais da educação, como o Diretor Escolar, têm papel fundamental em promover mudanças positivas na educação. Trabalhando lado a lado com as lideranças educacionais, é possível criar um ambiente de aprendizado acolhedor e estimulante para todos os estudantes.

Diálogo entre Lideranças Eduacionais e a Formação Continuada

O evento de comemoração do Dia do Diretor Escolar ressaltou a importância da figura central na construção de ambientes de aprendizagem inspiradores, destacando a formação continuada de profissionais da educação como um dos pilares fundamentais para o sucesso. O encontro está disponível para que toda a comunidade educacional possa aproveitar no canal do MEC no YouTube.

Como ressaltou a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, esses gestores desempenham um papel essencial na melhoria da educação básica no Brasil, ao lado dos professores e equipes, garantindo o funcionamento eficaz das escolas. Além disso, esses profissionais são fundamentais para um bom clima escolar e o desenvolvimento integral dos estudantes. Para apoiá-los, o MEC implementou o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec), que produz e apoia ações de formação.

Durante a transmissão, o diretor da Escola Municipal do Ensino Fundamental General Osório de Canoas (RS), Rhenan Santos, compartilhou sua experiência como diretor escolar: ‘Eu sou diretor de uma escola em um bairro de periferia, que atende cerca de 600 alunos, e passei pelos desafios de enfrentar o ensino remoto e as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul. Foram momentos de muito trabalho e angústia, mas que me trouxeram uma série de reflexões sobre a profissão: não somos e não podemos ser apenas gestores escolares, precisamos também ser lideranças para toda a comunidade.’

A diretora da Escola Municipal Dom José de Medeiros Delgado de Parelhas (RN), Vitória Lima, também se manifestou sobre a importância de os diretores escolares compreenderem a comunidade para estarem melhor preparados para acolher cada um dos alunos, conhecendo sua história e pensando nas suas particularidades. O diretor se torna referência e assume diferentes papéis que vão além do pedagógico, como o social e o de apoio pessoal.

Ações do MEC para o Desenvolvimento dos Diretores Escolares

Dentre as ações desenvolvidas pelo MEC para apoiar os diretores escolares, estão:

Proditec

: O programa conta com 3,2 mil vagas semestrais para o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. São oito universidade parceiras e um investimento de R$ 10 milhões, em 2024.

Curso de Especialização em Gestão Escolar

: Por meio da Universidade Aberta do Brasil e em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes), serão ofertadas quase 10 mil vagas para a formação em 2025.

Avamec

: O Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec) conta com diversos cursos de formação, como ‘Curso de Gestão Escolar’, Mentoria de Diretores Escolares’ e ‘Curso de Liderança Escolar’.

Participantes

Estiveram presentes na abertura do evento o coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do MEC, José Roberto Ribeiro Júnior; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo; o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Sul (Sintragers), João Paulo Pereira.

Fonte: © MEC GOV.br

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *