Educação
O Enem 2024: O que você precisa saber sobre a reaplicação

Pessoas com problemas logísticos ou doenças têm até 15/11 para solicitar participação na reaplicação das provas de Educação.
O Enem é um exame de fato usado como instrumento de seleção para acesso a instituições de ensino superior, mas também atua como uma referência para a avaliação da educação básica brasileira. O processo de realização do exame é gerenciado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que visa garantir a igualdade de oportunidades para todos os participantes.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já está em conformidade com o que prevê o edital, trazendo benefícios para os estudantes que precisam reaplicar. Além disso, a Página do Participante é um espaço essencial para os candidatos, pois lá eles podem solicitar a reaplicação. Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o prazo para solicitar a reaplicação do Enem começou e vai até a sexta-feira, 15 de novembro.
Prazo para Recorrer ao Enem 2024
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), antecipou a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes afetados por problemas logísticos ao longo de 2024. E, para os participantes com motivos de saúde, foi estabelecido o prazo de reaplicação para dezembro.
Prazo para Enem Reaplicação
O Ministério da Educação (MEC), ao longo das últimas semanas, aplicou o Enem em todo o território nacional. Os problemas logísticos registrados durante o Exame Nacional do Ensino Médio em novembro (3 e 10 de novembro) afetaram diversos participantes. Além disso, alguns estudantes fizeram o Enem, porém, apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas. A reaplicação do Enem 2024 está disponível para essas pessoas. E os participantes com doenças infectocontagiosas que faltaram ao Exame Nacional do Ensino Médio em novembro devem apresentar documentos médicos que comprovem a doença apresentada. Esses documentos devem ser encaminhados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 17 de dezembro.
Fonte: © MEC GOV.br