Siga-nos

Educação

MEC debate programa de formação, desenvolvimento e ensino de professores na educação pública.

Publicado

em

formação, ensino, aprendizado;

Encontro discute resultados do segundo ciclo formativo do Prilei; programação voltada para formação inicial e continuada de professores em educação pública superior com ênfase na educação integral nas redes de ensino.

O Ministério da Educação (MEC) está promovendo um encontro para discutir as melhorias do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial e Continuada de Professores com Ênfase na Educação Integral (Prilei). O evento visa encontrar soluções para melhorar a educação no Brasil, através da reflexão e do debate entre especialistas e representantes do ensino.

Com o objetivo de superar as limitações atuais, o encontro promove a reflexão e o aprendizado coletivo. Além disso, busca formar novos professores, capazes de atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais complexa. O evento, em 9 e 10 de dezembro, é um espaço de troca de experiências e compartilhamento de boas práticas, possibilitando a educação eficaz, com foco na inclusão e na igualdade de oportunidades.

Programa Prilei: Formação de Professores para a Educação Integral

O programa Prilei oferece cursos inovadores de licenciatura focados na educação integral, destinados a profissionais sem curso superior, graduados em áreas distintas da atuação e estudantes com bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o compromisso de realizar um ano de residência docente na rede pública de ensino. Esta formação é essencial para a educação, pois prepara os futuros professores para atuar em sala de aula de maneira eficaz.

O Desafio da Educação

A secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, destaca a necessidade de expandir a oferta do programa, alcançando mais pessoas e superando a desconexão entre o que é ensinado nas licenciaturas e o que a sala de aula verdadeiramente precisa. ‘As vivências de cada povo são únicas e precisamos pensar nesses contextos para construir uma formação adequada para os professores, reconhecendo nossas desigualdades e potencialidades’, enfatiza.

Impacto do Prilei na Educação

O Prilei já incorporou importantes conteúdos e metodologias aos currículos brasileiros, além de diversas propriedades que deveriam ser aplicadas em outras graduações, como o monitoramento e a avaliação permanente. Segundo o representante dos coordenadores do programa, Amauri Barros, ‘os melhores indicadores educacionais de evasão, retenção, educação de qualidade e inclusão nas licenciaturas brasileiras vêm dos cursos participantes do programa’.

Redes de Ensino e Formação Continuada

O Prilei é operacionalizado por meio de instituições de ensino superior que ofertam cursos de pedagogia e licenciaturas específicas e/ou interdisciplinares, organizadas em redes compostas por instituições federais, estaduais e privadas sem fins lucrativos. Essas redes são fundamentais para a formação continuada dos professores, pois proporcionam uma visão mais ampla da educação e a oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos.

Um Futuro Mais Inclusivo

O programa Prilei é um passo importante em direção a uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos. Com sua formação integral e sua abordagem interdisciplinar, o Prilei está preparando os professores para atuar em uma sociedade cada vez mais complexa e diversa. É essencial que o programa continue a se expandir e a oferecer oportunidades de formação para mais pessoas, pois o futuro da educação depende disso.

Fonte: © MEC GOV.br

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *