Negócios
Já são 6,5 igrejas por escola em favelas
Estabelecimentos religiosos têm proporção maior do que unidades de saúde, com 18,2 religiosos a cada unidade, em especial em favelas brasileiras.
As favelas brasileiras são conhecidas por suas comunidades densamente povoadas, onde a concentração de pessoas em espaços pequenos é um fato comum. Nesse contexto, a presença de estabelecimentos religiosos é uma característica marcante desses locais, onde a espiritualidade e a fé são fundamentais na vida dos moradores. Com um censo de 2022 que revelou a existência de 6,5 estabelecimentos religiosos para cada escola, as favelas brasileiras são verdadeiras unidades de fomento ao espírito religioso e espiritual. Isso é uma verdadeira explosão de sentimentos e crenças em prol da vida comunitária.
No que diz respeito às unidades de saúde, a situação não é tão crítica quanto se poderia imaginar. De acordo com o mesmo censo, a proporção de unidades de saúde em relação às escolas é de 18,2 para cada uma. Isso significa que, apesar de não haver uma concentração de unidades de saúde em relação às escolas, ainda há uma significativa presença de estabelecimentos de saúde na vida das favelas e comunidades urbanas, demonstrando o esforço para garantir à população acesso a cuidados médicos adequados. A coexistência de unidades de saúde e escolas é um indicativo da preocupação com a saúde e o bem-estar da população, demonstrando o compromisso de melhorar a qualidade de vida nas favelas e comunidades.
Desafios e realidades nas favelas brasileiras
A vida nas favelas brasileiras é marcada por desafios e realidades diversas. Um levantamento recente revela que existem 50.934 unidades religiosas e 7.896 estabelecimentos de ensino e 2.792 de saúde em todo o país. No entanto, a concentração urbana do Rio de Janeiro apresentou o maior número de estabelecimentos religiosos em favelas e comunidades urbanas, com 5.416 unidades.
Tipos de estabelecimentos nas favelas
De acordo com os dados do IBGE, os estabelecimentos religiosos são os mais comuns nas favelas e comunidades, representando 86,1% do total de estabelecimentos de ensino, saúde e religiosos. Em São Paulo, o percentual é ainda maior, com 88,8% do total. Já em Salvador, os estabelecimentos religiosos representam 71,1% do total de estabelecimentos de ensino, saúde e religiosos.
Cidades com maior concentração de estabelecimentos religiosos
A cidade do Rio de Janeiro se destaca como a que apresentou o maior número de estabelecimentos religiosos em favelas e comunidades, com 5.416 unidades. Já a cidade de São Paulo concentra 88,8% do total de estabelecimentos religiosos em favelas e comunidades.
Percentuais de estabelecimentos religiosos em favelas
Segundo o IBGE, os estabelecimentos religiosos representam 8,8% do total de estabelecimentos do país, 7,9% das edificações em construção e reforma, 3,0% dos estabelecimentos de ensino e 1,1% dos estabelecimentos de saúde.
Fonte: @ Terra