Esporte
Gabriel Bortoleto dirige a Sauber pela primeira vez em teste em Abu Dhabi.
Brasileiro no Fórmula 1 em 2025, 18º tempo na sessão de pós-temporada no circuito de Yas Marina, onde Felipe Drugovich, reserva da Aston Martin, terminou em 21º.
Conduzindo o seu carro pela primeira vez, Bortoleto voltou ao circuito de Yas Marina, onde havia levado o título da Fórmula 2 apenas dois dias antes, e completou 130 voltas ao volante da Sauber. No primeiro teste de pós-temporada desta terça-feira (10), o campeão da F2 elegeria a oitava posição entre os pilotos, ao registrar o tempo de 1m25s306. Durante o período de testes, Bortoleto também demonstrou seu conhecimento da fórmula 1, com uma velocidade e precisão que impressionou alguns acreditando que ele poderia competir na categoria de nível 1, onde se estabelecerá em 2025.
Gabriel Bortoleto faz sua estreia na Fórmula 1
O brasileiro Gabriel Bortoleto foi o grande destaque dos testes de pós-temporada da Fórmula 1, realizados na pista de Yas Marina, em Abu Dhabi. Ao lado do alemão Nico Hulkenberg, outro rosto novo na escuderia suíça, Bortoleto mostrou talento e habilidade ao longo do dia, marcando 1m24s738 na segunda parte das atividades e caindo para a 18ª colocação no geral.
O piloto reserva da Aston Martin
Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin, também participou da sessão e deu 146 voltas no circuito, terminando na 21ª posição geral com 1m25s010 como melhor tempo. As posições não são tão importantes nos testes de pós-temporada, que têm como objetivo entender e evoluir o trabalho da equipe, especialmente para pilotos de casa nova ou com pouca experiência, como é o caso de Gabriel Bortoleto.
A equipe de Bortoleto
A Sauber, equipe suíça, aproveitou a oportunidade para dar rodagem a Bortoleto, que ainda não participou de um GP na categoria. O brasileiro entrou no teste no posto de novato, como é comum em Abu Dhabi. A equipe também contou com o experiente piloto alemão Nico Hulkenberg, que ficou com o quarto melhor tempo na segunda parte das atividades.
O campeão da Fórmula 2
Gabriel Bortoleto foi o campeão da Fórmula 2 na última corrida do ano, também em Abu Dhabi. Após largar em segundo, o brasileiro fez uma prova segura e aproveitou o engasgo do carro de Isack Hadjar na largada. Aos 20 anos de idade, Bortoleto teve ascensão meteórica no automobilismo, iniciando sua trajetória no kart aos sete anos e estreando em carros de fórmula em 2020.
A ascensão meteórica de Bortoleto
Agora, Bortoleto é o campeão da Fórmula 3 e está pronto para dar o próximo passo em sua carreira. Com o bom desempenho, garantiu vaga na Fórmula 1 em 2024. A liderança da primeira parte do treino de pós-temporada ficou com Carlos Sainz, que já sentiu o gostinho do carro da Williams após se despedir da Ferrari no último fim de semana.
Outros pilotos
Outros dois pilotos trocaram de carro em relação ao campeonato de 2024 nesta sessão: Esteban Ocon, da Alpine até a penúltima corrida do ano, dirigiu a Haas e ficou com o 19º tempo. Yuki Tsunoda, da RB, testou pela primeira vez a RBR e ficou na 11ª colocação. Ainda não há definição sobre o futuro do piloto brasileiro, mas uma coisa é certa: Gabriel Bortoleto é um nome a ser lembrado na Fórmula 1.
Fonte: © GE – Globo Esportes