Educação
Educação: MEC participa do 2º Fórum Gaepe em Marajó
Encontros realizados em 18 e 19 de novembro buscam soluções para desafios da educação básica nos 17 municípios do Arquipélago do Marajó, Pará, com Articulação Intersetorial e os Sistemas de Ensino, Formação de professores, Programa Escolas Conectadas e de alfabetização.
O Ministério da Educação (MEC) tem uma presença significativa nos eventos da 2ª edição do Fórum Gaepe, realizado no Arquipélago do Marajó, no Pará. Com o objetivo de promover a educação de qualidade em todos os níveis, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação (Gaepe) do Arquipélago foi instalado em junho de 2022, com o objetivo de identificar e propor soluções eficazes para os desafios da educação básica nos 17 municípios da região.
Em sua missão de melhorar a qualidade da educação dos Sistemas de Ensino, o Gaepe também visa fortalecer a Formação Docente, investindo em programas de capacitação para Profissionais da Educação, com o objetivo de Valorizar os Profissionais da Educação. Além disso, o Gaepe trabalha em estreita colaboração com a Secretaria de Articulação Intersetorial, para garantir que todas as ações estejam alinhadas com as necessidades e prioridades da região.
Educação: Um Fórum de Diálogo e Cooperação entre Sociedade Civil e Poder Público
O evento destaca a importância da educação na região do Arquipélago de Marajó, no Pará, e o papel do Ministério da Educação (MEC) na sua melhoria. O secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda, destaca a relevância do evento e o objetivo de melhorar a educação na região. Ele também enfatiza que os desafios são grandes, mas que as melhorias já começam a aparecer.
A Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase) tem sido fundamental na realização de ações junto aos sistemas de ensino para estados e municípios receberem apoio técnico em agendas estratégicas do Plano Nacional de Educação (PNE). O secretário Maurício Holanda apresentou uma palestra sobre articulação intersetorial e valorização dos professores, mostrando dados sobre valorização dos professores e indicando perspectivas para os próximos anos.
A Sase também pactuou atividades de apoio para o planejamento educacional com todos os municípios do Arquipélago do Marajó em 2025. De acordo com o diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Lourival Martins, trabalhar o aspecto da formação de professores e da alfabetização na região é um desafio.
Essas duas questões são de extrema importância para a melhoria da educação básica, onde se busca a democratização do saber, da cultura e da dignidade de vida para todos. Por isso, o papel do MEC — em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e com este Fórum — na formação de professores alfabetizadores na região marajoara é tão essencial.
A programação do Fórum conta com mesas-redondas e discussões estratégicas para debater os desafios educacionais da região, fortalecer a articulação entre órgãos públicos e apresentar avanços nos projetos de educação básica. São discutidos, por exemplo, a necessidade de ações integradas para o combate à evasão escolar e o impacto de programas como o ‘Luz para Todos’ nas escolas rurais, reafirmando o compromisso em promover mudanças estruturais e duradouras na região.
A SEB participou das programações para debater o Programa Escolas Conectadas e a formação de professores de turmas multisseriadas, bem como para divulgar os avanços alcançados. Mais especificamente, foi tratada a ampliação do acesso à energia elétrica e à conectividade em Marajó. A SEB também faz parte de um grupo de trabalho com representantes do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política de Educação, Arquipélago do Marajó, Pará, Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Formação de professores e da alfabetização, Programa Escolas Conectadas para discutir esses temas.
Fonte: © MEC GOV.br