Siga-nos

Educação

Educação e Educação para Relações Étnico-Raciais em Questão

Publicado

em

Nenhum';

Eventos debate a implementação do Programa Política Nacional de Educação Escolar Quilombola, que visa superar desigualdades étnico-raciais em Minas, Pernambuco, Pará e Rio.

O Ministério da Educação (MEC) promoveu uma reunião na Senzala do Barro Preto, localizado na sede do Ilê Aiyê em Salvador (BA), com o objetivo de apresentar e debater a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (Pneerq). O evento ocorreu no dia 13 de dezembro, reunindo lideranças quilombolas do estado.

Durante a discussão, foi destacado que a Educação é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, mas não há número específico de escolas quilombolas no país que oferecem essa Educação. A falta de recursos para a construção dessas unidades é um dos principais desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas. Além disso, a Educação é um direito fundamental que deve ser garantido a todos, independentemente da raça ou etnia. A Pneerq visa promover a Educação para as Relações Étnico-Raciais e combater a desigualdade.

Desenvolvimento da Educação

Com a finalidade de discutir a implementação da Política Nacional de Educação, que visa combater o racismo e a desigualdade social, e ressaltar a importância da educação para a formação de cidadãos conscientes da história do seu povo, foi realizada uma reunião na Bahia. A pasta foi representada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, por meio da secretária Zara Figueiredo, que defendeu a necessidade da afirmação dos povos negros, quilombolas e indígenas, como forma de resistir à desmontagem da Secadi no último governo. Ela reforçou que a Pneerq nos permite ressignificar a política de equidade e trazer para dentro da sala de aula aquilo que é mais caro para nós: formar cidadãos conscientes da história do seu povo. A representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e coordenadora da Pneerq, Vitalina Silva, acrescentou que a Pneerq nos permite criar uma educação que se relaciona com a diversidade da sociedade brasileira. Segundo a secretária de Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães, ‘o racismo é um grande problema para a sociedade brasileira e que precisa ser superado para que a sociedade possa verdadeiramente progredir’.

Fonte: © MEC GOV.br

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *