Educação
Com o selo nacional de compromisso com a alfabetização, resultados revelados, Educação.

A premiação do CNCA distribuiu medalhas com base na implementação do Selo Nacional Compromisso Alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano da Rede Nacional.
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), divulgou o resultado final do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 nesta quinta-feira, 5 de novembro. A premiação teve como objetivo reconhecer as escolas e redes de ensino que adotam práticas inovadoras de alfabetização.
Uma das práticas inovadoras de alfabetização desenvolvidas pela rede de ensino do Município de São Paulo é o uso de recursos tecnológicos para melhorar o aprendizado das crianças. Com a adoção de um programa de alfabetização específico, a rede conseguiu alcançar 100% de alfabetização das crianças do 3º ano. Esse sucesso pode ser alcançado por meio de práticas de alfabetização inovadoras, como o uso de alfabetização de crianças de 100% das crianças matriculadas em escolas públicas da rede. Desta maneira, a rede consegue melhorar a alfabetização das crianças.
Programa de Alfabetização – Desafio Nacional de Alfabetização de 100% das Crianças
A iniciativa de alfabetização de crianças, desenvolvida dentro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas de implementação da política de alfabetização. Este é um reconhecimento simbólico concedido às gestões, não devendo ser utilizado para promoção individual de gestores.
A cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização acontecerá em Brasília (DF), no dia 11 de dezembro. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE). O CNCA busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens da política de alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano.
A Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do CNCA (Renalfa) e a dedicação dos secretários e das secretárias de educação são fundamentais para o sucesso deste desafio. O programa busca incentivar a adoção de políticas e práticas de alfabetização comprometidas com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no PNE e no CNCA.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro. Ao todo, 2.592 municípios receberam o selo de ouro, 1.062 receberam o de prata e 533 municípios ficaram com o selo de bronze. Esse é apenas o início de um longo caminho rumo a uma alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 3º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE. O CNCA busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens da política de alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano.
O CNCA busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens da política de alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano. O compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território de acordo com as suas especificidades.
A lista dos contemplados, que inclui municípios, está disponível na página do compromisso e no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). Ao todo, 2.592 municípios receberam o selo de ouro, 1.062 receberam o de prata e 533 municípios ficaram com o selo de prata.
Fonte: © MEC GOV.br