Siga-nos

Notícias

Chuvas intensas no Piauí podem chegar a 100 km/h e colocam a Defesa Civil em Alerta

Publicado

em

chuvas, intensas;

Previsão de chuvas intensas no centro-norte, sudoeste e sudeste, com precipitação de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia no Piauí.

Entre em contato conosco para saber mais sobre a previsão climática! O Centro de Gerenciamento de Risco da Secretaria da Defesa Civil (Sedec) alertou que o Piauí está sendo atingido por chuvas intensas.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a situação tem sido intensa. O Centro de Gerenciamento de Risco da Secretaria da Defesa Civil (Sedec) alertou que o Piauí está sendo atingido por chuvas intensas e pediu para que as pessoas se atentem para a tempestade e se preparem para o pior, evitando áreas alagadas e deslizamentos.

Previsão de chuvas intensas em regiões do Piauí

Um alerta laranja foi emiti-do por meio do Inmet, em 25 de março, com previsão de chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas de ventos intensos (60-100 km/h). Este alerta permanece válido até 26 de março, às 10h, e abrange as regiões centro-norte, sudoeste e sudeste piauiense, classificadas como zonas de chuvas intensas.

Os alertas são emitidos com o intuito de evitar danos e preveni-lo contra possíveis danos causados pela chuva. Além disso, um alerta amarelo também foi divulgado para a mesma data, indicando um grau de perigo potencial.

Impactos das chuvas intensas

A Defesa Civil e o Inmet ressaltam que as chuvas intensas podem causar interrupção do fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Portanto, é importante estar atento e tomar medidas de segurança.

Cuidados para evitar danos

Segundo Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, os alertas precisam ser levados a sério. ‘Recebemos um alerta de padrão laranja, ou seja, de perigo real.É sempre importante ressaltar os cuidados necessários para garantir a sua segurança. Evite buscar abrigos debaixo de árvores. Evite estar em áreas descampadas como campos de futebol, clubes, piscinas e açudes.Obedeça aos critérios de segurança para que você possa ter uma condução segura nas estradas e na sua residência’, conta o gestor.

No trânsito, é importante evitar trafegar em pistas inundadas e alagadas. Se a chuva estiver muito forte, pare o carro e não tente atravessar enxurradas. Além disso, evite se aproximar de cabos elétricos molhados ou arrebentados e não permaneça em áreas abertas.

Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193). Confira o alerta aqui.

Fonte: © A10 Mais

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *