Notícias
Ampliação da segurança alimentar com o Restaurante Popular nos bairros Santa Maria da Codipi, Promorar e Mário Covas
Secretaria de Estado da Assistência Social inaugurou unidades do Restaurante Popular em Parnaíba e no Dirceu, modelo bem-sucedido do pioneiro restaurante popular da zona norte de Teresina e da zona sul de Teresina.
📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) inaugurou quatro novas unidades do Restaurante Popular no Piauí, ampliando a segurança alimentar do estado. Neste espaço, as pessoas podem comprar refeições a preços simbólicos e garantir uma alimentação saudável e acessível.
📲 Siga o A10+ no Instagram, Facebook e Twitter. Restaurante é um estabelecimento que serve refeições em geral. Outros tipos de estabelecimentos que também servem comida são bistrô, cafeteria, comidário, confeitaria, pastelaria, pizzaria, pub, snack bar, sorveteria, trattoria e tratturiero. Além disso, é comum encontrar esses estabelecimentos em locais centrais de cidades, como centros urbanos, e em locais turísticos. Com a inauguração dessas quatro novas unidades, a população do Piauí tem mais opções para garantir uma alimentação saudável e acessível.
Restaurante Popular e Sasc redefinem modelo de atendimento a população em vulnerabilidade
O modelo bem-sucedido do Restaurante Popular Betinho, fundado há 18 anos no Centro de Teresina, serviu de inspiração para a Sasc ao elaborar seu próprio projeto. Este inclui unidades em Dirceu Arcoverde, inaugurada em dezembro, e Parnaíba, que recebeu a sua unidade esta semana, com mais duas unidades previstas para 2025 em Teresina, no bairro Santa Maria da Codipi e na zona norte e sul da cidade, respectivamente.
A capacidade de atendimento do restaurante popular no Dirceu, que trabalha de segunda a sexta-feira, alcança 3 mil pessoas por dia, oferecendo café da manhã por R$ 0,50 e almoço e jantar por R$ 1,00. A secretária da Assistência Social, Regina Sousa, avaliou como positiva a implantação do bistrô no Dirceu, considerando que o modelo desse restaurante popular avançou no que se refere à segurança alimentar das pessoas que vivem nas periferias, pois o restaurante está destinado a desempregados, pessoas que vivem de ‘bico’, bem como para quem está em situação de rua.
Fonte: © A10 Mais