Notícias
Ácido sulfúrico em riacho no Rio Tocantins
Prefeituras alertam para perigo de intoxicação e queimaduras em ribeiras com água-do-rio contaminada rapidamente, causando problemas-de-saúde.
Um vereador que fazia denúncia na região entre o Tocantins e o Maranhão foi testemunha do momento em que a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou na tarde de domingo, 22. Com a queda da estrutura, a ponte deixou os moradores dos municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, sem acesso a ambas as cidades, afetando negativamente a rotina dos habitantes da região que precisavam trafegar entre as cidades vizinhas.
Precauções são necessárias, pois a água do rio Tocantins, após a queda da ponte, passou a ter um pH ácido. Além disso, a água também pode estar contaminada com sulfúrico e ser corrosiva, o que pode causar danos aos órgãos sensíveis, como a pele e os olhos. Por isso, é fundamental evitar contato com a água do rio Tocantins até que as autoridades competentes deem o sinal verde para o uso normal da água.
Desastre de Ácido Sulfúrico
O alerta de contaminação-rápida é intensificado por causa do risco de veículos transportados de ácido sulfúrico e defensivos agrícolas. Essas substâncias são extremamente corrosivas e podem causar problemas de saúde graves. Receba as principais notícias direto no canal do Terra.
Entre os veículos que caíram no rio Água-do-rio estão dois caminhões-tanque que transportavam ácido sulfúrico e um que transportava defensivos agrícolas, caracterizados por serem extremamente corrosivos. Há perigo de intoxicação, queimaduras e outros problemas de saúde graves.
O alerta, feito pelos dois municípios, é destinado principalmente à população ribeirinha. Notícias relacionadas, como a rodízio de veículos em SP, ficam suspenso a partir desta segunda-feira e veja até quando o rodízio fica suspenso.
Sobrevivente de acidente na BR-116 diz que pneu de ônibus estourou: ‘Explosão alta’. Temporais deixam cinco mortos e 12 feridos no interior de SP; uma rodovia está interditada.
A ponte, que tem 533 metros de extensão, faz parte da rodovia BR-226. Ao menos duas pessoas morreram, uma ficou ferida e 14 estão desaparecidas após a queda da ponte. Uma das vítimas já localizada é Lorena Ribeiro Rodrigues, 25, moradora de Aguiarnópolis (TO).
A outra vítima não foi revelado o nome, mas trata-se de um homem de 42 anos. Ponte entre o Maranhão e o Tocantins desaba; vídeo mostra o momento da contaminação-rápida.
O Corpo de Bombeiros do Tocantins interrompeu as buscas com mergulhadores no início da noite de domingo devido ao risco de contaminação por ácido sulfúrico. Segundo a Polícia Militar do Tocantins, a suspensão das buscas foi determinada até que equipes especializadas cheguem ao local.
Fonte: @ Terra