Siga-nos

Tecnologia

A morte de uma adolescente em 2021, depois de desafiá outro garoto a dançar em uma plataforma viral de vídeos curtos, levou à proibição de TikTok no país por um ano.

Publicado

em

TikTok, redes, sociais;

Bloqueio do aplicativo no país é medida para tornar as escolas mais seguras, após morte de adolescente em discussão nas redes sociais.

O governo albano decidiu impor uma proibição temporária ao uso do TikTok no país a partir de 2025, em um esforço para reduzir a exposição dos jovens às redes sociais. O objetivo é oferecer um ambiente escolar mais tranquilo e seguro para os estudantes.

A medida foi implementada com base no incidente envolvendo o estudante de 14 anos que foi morto por um colega, em novembro. O fato foi amplamente noticiado em jornais locais, destacando a conexão entre as discussões nas redes sociais e o crime. O governo também está trabalhando para fortalecer a segurança nas escolas, visando evitar outros incidentes.

TikTok, Redes Sociais e a Segurança dos Jovens

A Albânia anunciou recentemente que vai proibir o TikTok por um ano, a partir de 2025, em resposta ao assassinato de um adolescente em novembro, que levantou questões sobre a influência das mídias sociais na vida das crianças. O primeiro-ministro, Edi Rama, destacou que a proibição é parte de um plano mais amplo para tornar as escolas mais seguras no país europeu. ‘Não haverá TikTok na Albânia por um ano’, afirmou Rama durante uma reunião com grupos de pais e professores.

A decisão aconteceu após um estudante de 14 anos ter sido esfaqueado até a morte por um colega, em novembro. As análises locais indicam que o incidente foi resultado de discussões entre os jovens nas redes sociais. Vídeos de menores com apoio ao homicídio foram divulgados no TikTok, o que gerou preocupações sobre a influência do aplicativo.

A Influência do TikTok nas Redes Sociais

O primeiro-ministro culpei as mídias sociais, e o TikTok em particular, por alimentar a violência entre os jovens dentro e fora da escola. Rama destacou que o problema maior não são os filhos, mas sim a sociedade e a influência dessas redes sociais. ‘O problema hoje sou nós, o problema hoje é nossa sociedade, o problema hoje é o TikTok e todos os outros que estão fazendo nossos filhos de reféns’, disse.

A Albânia não está sozinha nessa questão. Diversos países europeus, como França, Alemanha e Bélgica, impuseram restrições ao uso de mídias sociais por crianças. A Austrália, por exemplo, aprovou uma proibição completa de mídias sociais para menores de 16 anos, estabelecendo uma das regulações mais rígidas do mundo visando as Big Techs. Plataformas como TikTok, Facebook, Snapchat, Reddit, X e Instagram se tornarão responsáveis por multas de até 50 milhões de dólares australianos por falhas sistêmicas em impedir que crianças menores de 16 anos tenham contas.

Mudanças nas Redes Sociais

O TikTok recentemente anunciou o bloqueio de filtros de beleza para menores de 16 anos, com o objetivo de reduzir o impacto mental e social em crianças e adolescentes. Essa mudança veio após uma pesquisa que examinou o papel das redes sociais na formação da identidade e do relacionamento dos adolescentes. Além disso, a empresa afirmou que dará mais atenção ao banimento de usuários com menos de 13 anos, a idade mínima permitida para usar a plataforma.

Fonte: © G1 – Tecnologia

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *