Tecnologia
Um Plano de Internet que pode Furar o Domínio de Starlink.
A empresa chinesa de satélites negocia com o Brasil um memorando de entendimento sobre banda larga via satélite, após tensão entre Musk e autoridades.
Um projeto conjunto entre o governo do Brasil e da China pretende mudar o cenário da internet no país, especialmente no que diz respeito ao serviço de internet via satélite, atualmente dominado pela Starlink, empresa de propriedade de Elon Musk.
Com o objetivo de se igualar à Starlink, que oferece banda larga na internet via satélite, o plano prevê a criação de uma banda larga por satélite, garantindo o acesso à internet para mais brasileiros, principalmente em áreas remotas. O projeto visa criar uma rede de satélites que ofereça acesso à internet para todos os brasileiros, sem a necessidade de fibras ópticas ou conexões terrestres. Isso permitirá que a internet chegue a áreas onde a infraestrutura de banda larga é inexistente ou insuficiente.
Evolução da Internet no Brasil
A internet é um conceito essencial na era digital, e no Brasil, ela é um mercado em constante evolução. A empresa chinesa de satélites SpaceSail está prestes a entrar no mercado brasileiro, desafiando a liderança da Starklink. Segundo o secretário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Barros Tercius, a ideia é que Brasil e China assinem memorandos de entendimento sobre o assunto durante a visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao país, no dia 20 de novembro. A operação da SpaceSail no Brasil pode ocorrer em breve, mas a data exata ainda não foi definida.
A SpaceSail é uma empresa privada chinesa sediada em Xangai que atua no mercado de internet banda larga provido por satélites de órbita baixa. Com 18 satélites atuais, a companhia planeja lançar até 15 mil até 2030, o que pode rivalizar com a Starlink de Elon Musk, que atualmente conta com 6 mil satélites. Esses satélites menores e mais próximos da Terra, conhecidos como LEO (Low Earth Orbit), permitem uma transmissão de dados mais rápida e confiável, o que é fundamental para uma internet mais rápida e confiável.
No Brasil, a Starlink de Elon Musk é líder e detém 45,9% do mercado de internet via satélite, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Embora a dependência do país em relação à empresa do bilionário tenha levantado preocupações, os contatos entre a SpaceSail e o Brasil começaram oficialmente em meados de agosto. Uma comitiva liderada pelo presidente da empresa, Jie Zheng, reuniu-se com representantes do governo brasileiro, entre eles o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
Os planos da empresa incluem entrar em operação no Brasil até 2025, e para isso, a empresa precisa de autorizações junto à Anatel para construir a infraestrutura em solo que permita que o sinal dos seus satélites possa ser acessado no Brasil. A SpaceSail funcionaria de forma semelhante à Starlink e outros serviços de internet via satélite. O usuário precisaria instalar uma pequena antena para conseguir acessar a internet.
Fonte: © G1 – Tecnologia