Justiça
Desentendimentos familiares: Mediação resolve 1.500 problemas em 2 meses no Distrito Federal
Núcleo virtual de mediação e conciliação de família do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios solucionou 1.496 conflitos em foco, com sessões de mediação diálogo focado nos interesses do desenvolvimento sadio das crianças.
Em um esforço contínuo para promover a resolução pacífica de disputas, o Núcleo Virtual de Mediação e Conciliação de Família (NuvimecFAM) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios alcançou um marco importante em 2024. Ao longo dos meses de outubro e novembro, o NuvimecFAM utilizou a mediação pré-processual para solucionar um total de 1.496 conflitos, num esforço significativo para reduzir a carga processual e promover a mediação como ferramenta valiosa para a resolução de disputas. A escolha da mediação pré-processual permitiu que as partes envolvas encontrassem uma solução consensual, evitando assim a necessidade de entrar em um processo judicial.
Os conflitos resolvidos através da mediação pré-processual eram derivados de 877 pré-processos, demonstrando a eficácia da abordagem no enfrentamento das disputas. A mediação pré-processual, como estratégia para resolver conflitos, oferece uma plataforma para as partes discutirem seus problemas de maneira aberta e colaborativa, sem a necessidade de recorrer à arbitragem ou a outras formas de resolução de disputas mais contenciosas. O NuvimecFAM, ao promover a mediação pré-processual, está demonstrando sua dedicação a promover a justiça e a equidade, buscando sempre a melhor solução para as partes envolvidas. Ao abordar os conflitos de forma proativa e construtiva, o NuvimecFAM está ajudando a construir uma comunidade mais harmoniosa e resiliente.
Projeto de Mediação de Conflitos Familiares
O Projeto Família em Foco busca atuar nas nuvens do conflito, realizando mediações virtuais de forma pré-processual, em vez de aguardar que os conflitos se tornem ações judiciais. Esse processo é fundamental para evitar a judicialização e o aumento da carga de trabalho da Justiça.
Mediação de Conflitos: O Núcleo do Projeto
O Projeto Família em Foco atua como um núcleo para a mediação de conflitos familiares, encaminhando as disputas para a mediação por meio de uma via pré-processual. Isso permite que as famílias resolvam seus problemas por meio do diálogo, focado nos interesses e questões comuns, sem se deparar com o estresse e a carga de um processo judicial. A mediação de conflitos familiares é uma ferramenta eficaz para resolver disputas por meio da conciliação e a negociação, sem precisar recorrer à arbitragem e ao processo judicial.
Desenvolvimento Sadio das Crianças e Adolescentes
A mediação de conflitos familiares conduzida pelo Projeto Família em Foco visa o desenvolvimento sadio das crianças e adolescentes, que são afetados por conflitos familiares. Além disso, o projeto busca restaurar o diálogo focado nos interesses e questões comuns, estimulando os participantes a encontrar soluções que tenham por foco o bem-estar físico e emocional dos filhos. A reconciliação é um elemento fundamental para o sucesso da mediação, pois permite que as famílias se reconciliem e se reúnam para resolver os conflitos de forma pacífica.
Diminuição da Judicialização e do Custo do Processo
A mediação de conflitos familiares conduzida pelo Projeto Família em Foco tem como objetivo diminuir a judicialização e o custo do processo. Ao invés de judicializar os conflitos, o projeto busca resolver as disputas por meio da negociação e da conciliação, sem precisar recorrer à arbitragem e ao processo judicial. Isso permite que as famílias resolvem seus problemas de forma rápida e barata, sem se deparar com o estresse e a carga de um processo judicial. Além disso, o projeto busca empoderar os participantes para que consigam solucionar os conflitos futuros sem a necessidade de recorrer ao Judiciário.
Resultados Promissores
O Projeto Família em Foco tem apresentado resultados promissores, com 595 acordos firmados em sessões de mediação conduzidas por mediadores do NuvimecFAM. Além disso, os outros 282 acordos firmados foram realizados em sessões extrajudiciais de mediação encaminhadas pela Defensoria Pública do DF (DP-DF) e homologados judicialmente. Esses resultados representam uma diminuição sensível na judicialização de novos casos e fomentam a cultura da paz.
Importância da Mediação de Conflitos Familiares
A mediação de conflitos familiares é uma ferramenta eficaz para resolver disputas por meio da conciliação e a negociação, sem precisar recorrer à arbitragem e ao processo judicial. Além disso, a mediação de conflitos familiares conduzida pelo Projeto Família em Foco visa o desenvolvimento sadio das crianças e adolescentes, restaurar o diálogo focado nos interesses e questões comuns e empoderar os participantes para que consigam solucionar os conflitos futuros sem a necessidade de recorrer ao Judiciário.
Fonte: © Conjur