Tecnologia
Golpes: Fraude no Gov.br e Segurança Cibernética
Criminosos invadem contas Gov.br, fazem empréstimos e procurações com dados das vítimas, usando fatores de autenticação de identidade digital.
Um grupo criminoso suspeito de fraude está sendo investigado pelas autoridades brasileiras. A polícia acredita que eles tenham acessado contas de usuários da plataforma Gov.br com o propósito de fazer empréstimos e procurações utilizando dados das vítimas. Essa plataforma é usada para acessar documentos pessoais, como a carteira de identidade digital, carteira de trabalho e carteira de habilitação.
Essa fraude é considerada um crime, que envolve a violência do golpe, pois os criminosos estão explorando a confiança das pessoas para obter dinheiro. Além disso, essa ação pode ser vista como um roubo de identidade, onde os dados das vítimas são usados para fins ilegais. O crime é grave e pode ter consequências graves para as vítimas, como a perda de dinheiro e a violação de sua privacidade.
Fraude Digital: O Golpe no Gov.br
Especialistas em segurança cibernética alertam para a importância de evitar fraudes, reforçando a necessidade de ativar todos os fatores de autenticação para proteger dados pessoais. Uma organização criminosa está sendo investigada por invadir contas de usuários da plataforma Gov.br, aproveitando-se de dados das vítimas para realizar empréstimos e procurações. O aplicativo Gov.br permite o acesso a documentos como carteira de identidade digital, carteira de trabalho e carteira de habilitação.
Uma das vítimas, de Canoas, no Rio Grande do Sul, relatou que o golpista clonou sua conta do aplicativo e fez uma procuração, com poderes para negociar um automóvel. Percebeu o golpe quando foi recuperar a senha, recebendo uma mensagem para o e-mail ou telefone que não correspondia a seus dados. ‘Eu não era eu, nem meu número’, relatou, enfatizando a importância de se proteger contra fraudes.
Fraude e Golpe: O Prejuízo É Real
Outra vítima, uma mulher de Novo Hamburgo (RS), relatou que o prejuízo chegou a R$ 130 mil, mas o gerente do banco percebeu uma movimentação suspeita na conta dela e bloqueou. Criminosos usaram dados da CNH dela para tentar um empréstimo, e o Detran do Rio Grande do Sul investiga o vazamento do documento. O golpe no Gov.br chegou a uma juíza do trabalho de São Paulo, que teve processos de todo país acessados e bloqueios judiciais de pelo menos 50 veículos removidos, através de dados dela.
Um dos carros foi apreendido pela polícia gaúcha, e Júnior Barom, suspeito de pagar pelo desbloqueio do carro, foi preso em flagrante. A polícia encontrou uma arma com numeração raspada em sua casa. À reportagem, Júnior negou as acusações.
Proteja-Se Contra Fraude e Golpe
Especialistas em segurança cibernética enfatizam a importância de ativar todos os fatores de autenticação para evitar fraudes, tornando mais difícil para criminosos acessar contas do Gov.br. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos trabalha para aumentar soluções tecnológicas e de segurança dos dados dos usuários. Em caso de suspeita de fraude, é fundamental fazer o boletim de ocorrência para garantir a investigação.
Uma Nota do Ministério
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos orienta que as pessoas não aceitem ajuda de terceiros para recuperar a senha do Gov.br. Em nota, o ministério reforça a importância de se proteger contra fraudes e golpes, destacando a necessidade de ativar todos os fatores de autenticação. O ministério também reitera a importância de fazer o boletim de ocorrência em caso de suspeita de fraude.
A Importância de Ação
Para evitar fraudes, especialistas em segurança cibernética reforçam a importância de ativar todos os fatores de autenticação. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos trabalha para aumentar soluções tecnológicas e de segurança dos dados dos usuários. Em caso de suspeita de fraude, é fundamental fazer o boletim de ocorrência para garantir a investigação.
Fonte: © G1 – Tecnologia