Finanças
S&P 500 e Nasdaq batem recordes, impulsionados por tecnologia e indicadores econômicos
Indicadores mostram fortalecimento da atividade econômica do setor industrial americano, sinalizando ao presidente dos Estados que a Nasdaq avançava 0,96% e ações de tecnologia subiam em bloco.
No Brasil, o mercado de ações tem se movido em diferentes direções, refletindo a influência de vários fatores sobre o desempenho dos índices. Ao mesmo tempo, o S&P 500 tem sido um dos principais indicadores do mercado de ações dos Estados Unidos, mostrando elevada volatilidade nas suas transações diárias.
Em um período de grande instabilidade político, os principais índices de ações das bolsas de Nova York têm sido também afetados pelas expectativas e reações dos investidores às declarações e ações do presidente dos Estados Unidos. Além disso, o Dow Jones e outros índices, como o Nasdaq e o S&P 500, têm sido influenciados pelas decisões da Reserva Federal e pelos desenvolvimentos econômicos mundiais.
Índice S&P, 500, Renova Recorde
Ambos os índices, o S&P, 500; e o da bolsa Nasdaq, atingiram suas máximas históricas na sessão. O S&P, 500; avançou 0,24%, aos 6.047 pontos, renovando o seu recorde histórico. O índice que reúne as ações de tecnologia, a Nasdaq, avançava 0,96%, aos 19.403 pontos.
A atividade econômica do setor industrial americano vem se fortalecendo, segundo indicadores divulgados. O indicador de atividade (PMI) calculado pelo ISM ficou em 48,7, acima dos 46,5 registrados em outubro e do esperado, o valor de 47,5. O resultado, contudo, ainda se contraiu pelo oitavo mês consecutivo. O índice medido pela S&P Global subiu para 49,7 ante 48,5 em outubro, ficando acima da projeção de 49.
A sinalizações que mostram a melhoria da atividade econômica do setor industrial americano sugerem que o setor está começando a se recuperar da crise econômica dos últimos meses. A melhoria da atividade econômica do setor industrial pode ser um indicador de que a economia dos Estados Unidos está começando a se recuperar.
As principais empresas de tecnologia, como a Meta e a Tesla, estão sobem em bloco na sessão, em movimento de ajuste após correções recentes. A Meta (META; Nasdaq) avança 3,22%, enquanto as ações da Tesla (TSLA; Nasdaq) valorizam 3,46%.
Na ponta negativa, ficaram os papéis da fabricante de automóveis italiana Stellantis, que despencam 6,29% após saída do CEO em disputa com o Conselho da empresa. Já as ações da Intel (INTC; Nasdaq) caíram 0,56% após a demissão de seu CEO.
Nesta semana, serão ainda divulgados dados de atividade econômica no setor de serviços, além de relatórios sobre o mercado de trabalho, com destaque para o payroll que, com números mais limpos após o impacto dos efeitos de intempéries, como o furacão na Flórida, deve dar alguma luz sobre a realidade do mercado de trabalho norte-americano e a possível trajetória dos juros adotada pelo banco central americano para o ano que vem, analisa Gabriela Joubert, economista-chefe do banco Inter.
Fonte: @ Valor Invest Globo