Finanças
Economize na ceia do Natal: aqui estão algumas dicas para economizar na ceia do Natal
Comparar preços de alimentos-básicos pode levar a economia de até 200% e descobrir produtos-da-estação e receitas-mais em grupos-whatsapp de ceia-farta.
A hora de pensar no orçamento da festa chega e muitos já começam a se preocupar com o economizar para não sobrecarregar as contas. Para amenizar o impacto nos gastos, é preciso planejar a ceia com antecedência.
Um dos segredos é começar a economizar desde o início, com opções mais acessíveis como frango ou peru para a ceia, em vez de carne de vaca. Outro segredo é preparar os pratos com ingredientes de baixo custo que podem ser combinados com os mais caros, como a uva passa no arroz, por exemplo. Muitas pessoas também optam por fazer os próprios doces em vez de comprar, o que pode ser uma ótima maneira de economizar e também de se divertir.
Conquistando a Economia na Ceia de Natal e Réveillon
Em um contexto de alta demanda por alimentos básicos da ceia, como carnes e frutas, muitas famílias enfrentam desafios financeiros. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os preços de carnes como lombo, pernil e filé mignon aumentaram entre 15% e 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, frutas como pêssego, uva e morango, bem como bebidas como néctar de laranja e néctar de morango, registraram altas significativas nos preços. Nesse cenário, a educadora financeira Daiane Alves destaca a importância de planejar com antecedência e fazer escolhas conscientes para manter as contas no azul e aproveitar o momento de confraternização.
Economizar na Ceia sem Comprometer o Orçamento
A ceia de Natal e Réveillon é um momento de confraternização, mas é fácil se deixar levar por sentimentos que podem fazer com que a gente desvie do foco, que é manter as contas equilibradas. No entanto, é possível montar uma linda ceia sem comprometer o orçamento. ‘Quando nos organizamos em cima da hora tendemos a optar por alimentos tradicionais que, devido a época do ano, tendem a estar mais caros e podem extrapolar o orçamento,’ reforça Alves.
Preparativos Antecipados e Planejamento
Comece os preparativos com antecedência para evitar a pressa e a escolha de alimentos caros. ‘Quando nos organizamos em cima da hora tendemos a optar por alimentos tradicionais que, devido a época do ano, tendem a estar mais caros e podem extrapolar o orçamento,’ destaca Alves. Organize o local, os convidados e o cardápio sem ter que resolver tudo de última hora.
Utilizando Produtos da Estação e Receitas Mais Simples
Opte por utilizar produtos da estação (frutas, legumes e verduras) para economizar nas compras. Além disso, busque receitas mais simples ou analise a possibilidade de trocar alguns ingredientes de pratos típicos. Com poucos ingredientes e com criatividade é possível realizar pratos saborosos para a ceia.
Comparando Preços e Dividindo Custos
Compare os preços entre os estabelecimentos para economizar nas compras. Existem grupos no Whatsapp e aplicativos que já fazem essa comparação de preços dos produtos. Divida os custos e colabore: peça que cada família ou grupo de amigos contribua com um prato ou uma sobremesa. ‘Além de economizar, essa prática torna o momento mais colaborativo e especial,’ comenta a educadora financeira.
Organizando a Demanda por Bebidas
Organize a demanda por bebidas: tem sido bastante comum os convidados levarem suas próprias bebidas para as celebrações conforme as preferências de consumo. Reunir todos os que preferem o mesmo tipo de bebida e comprá-las em um local que venda por atacado é uma boa opção. Assim, há como comprar em maiores quantidades e aproveitar melhores descontos. Depois é só dividir o custo da compra entre os participantes.
Utilizando a Tecnologia a Seu Favor
Considere a possibilidade de fazer as compras pelos aplicativos de supermercados, sem sair de casa. Frequentemente, essas lojas oferecem cupons de desconto, cashback e até frete grátis. Além de economizar tempo, essa é uma boa maneira de economizar dinheiro.
Fonte: @ Valor Invest Globo