Finanças
Preparando-se para o dia mais esperado: a Black Friday
Consumidores pretendem gastar mais de R$ 1 mil em produtos duráveis e não duráveis, de acordo com pesquisa, com 38,5% da preferência para compras on-line e promoções.
Um mês antes da Black Friday, uma pesquisa inédita revelou tendências sobre como os brasileiros estão se preparando para o desfile de promoções. A pesquisa, realizada pela empresa de inteligência de dados Méliuz e pelo site de promoções Promobit, ouviu mais de 1,5 pessoa e revelou que os consumidores estão começando a planejar suas compras antecipadamente.
A Black Friday, conhecida por suas promoções, geralmente começa em meados de novembro e dura apenas 24 horas. Contudo, a semana que antecede a Black Friday é cada vez mais popular entre os consumidores, que buscam aproveitar os descontos e ofertas que os negócios oferecem para chamar a atenção dos clientes. Muitos estabelecimentos de comércio já estão lançando suas campanhas promocionais, como melhorias em produtos e preços reduzidos.
Preparação para a semana de promoções
93,7% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções da Black Friday, com 38,5% deles planejando gastar mais de R$ 1 mil, o que representa uma alta de 20% do gasto médio registrado no ano passado. De acordo com o grupo Promobit/Méliuz, a intenção é de comprar produtos com preço médio mais alto. Afinal, os dados mostram que 67,8% dos consumidores aguardam a Black Friday para adquirir bens duráveis, como eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos e roupas. A expectativa é de ter uma Black Friday antecipada, com usuários buscando ofertas no varejo on-line e físico.
Consumidores se preparando desde o início do ano
Os consumidores estão se preparando cada vez mais cedo para a Black Friday. Muitos vêm acompanhando os preços dos produtos que têm interesse desde o início do ano. Esta é uma boa estratégia para evitar cair em golpes popularmente apelidados de ‘Black Fraude’ e ‘metade do dobro’. Entre os truques, há casos em que os comerciantes aumentam os preços para reduzi-los às vésperas da data de promoções, dando a impressão de que há uma verdadeira oportunidade.
Preferência por compras on-line
Cerca de 25% dos entrevistados preferem realizar suas compras durante a chamada ‘Black Week’, que começa cerca de dez dias antes da sexta-feira da Black Friday, 29 de novembro. A amostra sugere que as compras on-line são preferidas pelos consumidores, com 95% dos entrevistados escolhendo este canal. De acordo com os achados da empresa, os principais motivos para essa escolha seriam a facilidade de comparar preços, as promoções atrativas e a possibilidade de receber cashback.
Preparação para a semana de promoções
Para quem está planejando ir às compras na Black Friday, é importante comparar preços, fazer uma lista do que realmente precisa para evitar compras por impulso, utilizar o cashback quando for vantajoso e ficar atento às condições das promoções, como prazos de entrega e políticas de troca. A expectativa é de ter uma Black Friday antecipada, com usuários buscando ofertas no varejo on-line e físico. As compras on-line são preferidas pelos consumidores, com 95% dos entrevistados escolhendo este canal.
Fonte: @ Valor Invest Globo