Siga-nos

Saúde

O que serve o exame anti-HBc para hepatite B?

Publicado

em

anti-HBs, anticorpos, vírus, exame, Hepatite

Análise de anticorpos específicos contra o vírus da hepatite B em amostra de sangue para identificar complexos imunológicos.

A Hepatite B é uma doença grave que afeta o fígado e pode levar a sérias consequências se não for tratada adequadamente. O exame anti-HBs é um dos principais meios de detectar a presença de anticorpos que combatem a Hepatite B no organismo.

Realizado por meio de uma simples coleta de sangue, o exame anti-HBs auxilia na identificação de pessoas que possuem anticorpos contra o vírus da Hepatite B. Além disso, esse exame é crucial para quem buscou a vacinação contra a doença, pois demonstra a eficácia do tratamento. O exame anti-HBs é fundamental para garantir a segurança de pacientes e profissionais de saúde, pois ajuda a prevenir a transmissão do vírus da Hepatite B em áreas de trabalho com riscos.

Entender os Marcadores do Vírus da Hepatite B

A presença do vírus da hepatite B em uma pessoa pode ser identificada por meio da análise de amostras de sangue, revelando vários indicadores virais. O antígeno de superfície do vírus (AgHBs) é um sinal de infecção, enquanto a presença de anticorpos contra esse antígeno (anti-HBs) garante proteção contra a doença.

A coleta de uma amostra de sangue é realizada por um profissional do laboratório, seguida de um processo de análise sorológica. Se o resultado detectar anti-HBs, é necessário repetir o exame, especialmente após 30 e 60 dias, para evitar resultados falsos positivos devido à infecção por subtipos diferentes do vírus da hepatite ou à formação de complexos imunológicos.

A quantidade de anticorpos presentes no sangue varia de acordo com cada paciente. Os valores de referência utilizados são os seguintes: Anti-HBs menor que 10 mUI/mL, o organismo não tem anticorpos suficientes para evitar a contaminação contra o vírus, e se o paciente já possui o diagnóstico da doença, essa concentração pode indicar que a hepatite B está em fase inicial ou não foi tratada. Já Anti-HBs entre 10 mUI/mL e 100 mUI/mL, o quadro é considerado indeterminado, pois a concentração não é suficiente para indicar se houve ou não a cura da doença, portanto, é solicitado a repetição do exame. Por fim, Anti-HBs maior que 100 mUI/ mL, o paciente é considerado imunizado contra a hepatite B.

Além do anti-HBs, existem outros tipos de marcadores que podem ser solicitados pelo médico na hora do diagnóstico, como anticorpos para antígeno da hepatite B (Anti-HBc), indicando contato com o vírus; anticorpos para antígeno da hepatite B da classe IgM (Anti-HBc IgM), indicando infecção aguda recente; antígeno de superfície da hepatite B (HBsAg), indicando que a pessoa é portadora do vírus B; e antígeno de superfície da hepatite E (HBeAg), indicando infecção por hepatite B e capacidade de passar a infecção para outras pessoas.

Fonte: @ Minha Vida

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *