Educação
O Baile da Ilha Fiscal e a Queda do Reinado Monárquico

Dom Pedro 2º tropeçou no último baile de sua monarquia, brincando ao se reerguer: “A monarquia tropeça, mas não cai”
O Imperador Dom Pedro 2º, uma figura marcante na história do Brasil, deixou para os futuros estudantes de História uma frase que resume a sua relação com a monarquia. Ao entrar no último baile antes de seu reinado e da monarquia no dia 9 de novembro de 1889, o Imperador tropeçou, mas a monarquia não caiu.
A monarquia no Brasil, sob o reinado de Dom Pedro 2º, vivia um momento de grande mudança. Esse período, marcado por conflitos políticos e sociais, terminou com a Proclamação da República, na qual a monarquia foi abolidida e Dom Pedro 2º foi exilado. Nesse contexto, a famosa frase do Imperador pode ser vista como uma tentativa de manter a monarquia como a alternativa para a república, mas o resultado foi contrário.
Um fim sonhado: 130 anos da queda da monarquia
A monarquia, um reinado que fervilhava de crises, caiu menos de uma semana depois, com a proclamação da República, data comemorada nesta sexta-feira (15/11). O baile da Ilha Fiscal, o último e o maior do período imperial, se tornou tão emblemático que virou quase uma expressão idiomática — é evocado quando se quer descrever uma grande celebração antes de um fim em nome da monarquia. Como um baile entra para a História?O que ele teve a ver com o fim da monarquia? O que de fato aconteceu naquela noite? A BBC News Brasil ouviu pesquisadores e leu relatos para responder a essas perguntas. O que estava acontecendo na política naquele momento? O baile da Ilha Fiscal foi o ápice da chamadas ‘festas chilenas’, que se tornaram uma celebração antes de um fim, a última festa chilena, com a presença de um grupo considerável de pessoas da elite.
Fonte: © G1 – Globo Mundo