Saúde
‘Netos no rolê’: Avós querem curtir, mas sem cuidar deles!
Mães de filhos que necessitam de ajuda se frustram, enquanto elas desejam viajar e se socializar; psicanalista discute raízes da questão em consultório, envolvendo rotina e relacionamento.
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, 31,4% dos idosos com 65 anos ou mais são avós. Essa categoria cresce em números e se torna relevante na sociedade. A avó, como figura materna, tem um papel fundamental na criação dos pequenos.
As mães trabalhadoras não conseguem lidar sozinhas com as responsabilidades de criar as crianças, e por isso, as avós são chamadas para suprir a falta. As avós são figuras maternas e suas experiências podem ser passadas para as crianças, mesmo quando o avô também esteja presente. Com a ausência da mãe, a avó assume as responsabilidades de cuidar, alimentar e educar as crianças. A figura materna é muito importante para o desenvolvimento das crianças.
Quando os Filhos Querem Sair, As Avós Ficam com as Crianças
A avó Maria de Lourdes Coselli de Escobar, em Alberobello, na Itália, é uma mulher que aproveita ao máximo a sua situação. ‘Eu agora quero aproveitar, porque gosto de viajar, gosto de sair; então, acho que estou no meu momento de viver a vida. Daqui a pouco, pode ser que eu já não consiga fazer várias coisas’, diz ela.
A Importância de Cuidar dos Próprios Prazeres
A psicanalista Maristela Carvalho, que tem experiência atendendo avós, reflete sobre a importância de cuidar dos próprios prazeres. ‘Quando a pessoa se torna idosa, ela vai perdendo as atividades que tinha e que completavam o seu dia. Passa a ter um pouco mais de tempo livre. Acaba assumindo a função de cuidar dos netos e deixa de lado a possibilidade de aproveitar essa nova fase’, explica.
Limites e Novas Atividades
Maristela Carvalho destaca que os avós precisam aprender a pôr limites quando a própria rotina é muito alterada pela demanda da família. ‘Seria importante passar algum tempo com a criança e, em outros momentos, dedicar-se às novas atividades e aos prazeres que se adquirem aos poucos neste momento da vida’, resume.
Os Idosos que Se Descobrem
A psicanalista também destaca que os idosos também estão se descobrindo nesse lugar. ‘Não sabem direito do que gostam; qual é o novo interesse e com quem vão se relacionar… Fica esse hiato e, por conveniência da situação, não por maldade, os filhos pedem ajuda, mas acaba dando errado’, pondera.
Fonte: @ Terra