Notícias
Mudança no esquema de vacinação contra a Poliomielite em Maceió: Entenda o que muda
A partir segunda-feira, a SMS passa a adotar um novo esquema vacinal contra Poliomielite, preconizado pelo Ministério da Saúde, que substitui duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb)
Com o objetivo de fortalecer o programa de vacinação contra a doença, o município de São Paulo irá aplicar a vacina oral poliomielite (OPV) bivalente inativada em crianças menores de 5 anos. A decisão foi tomada após reunião do Conselho Municipal de Saúde, que também aprovou a compra de 9 milhões de doses da vacina para aplicação nas crianças menores de 5 anos.
Dessa forma, a vacinação contra a Poliomielite se tornará obrigatória para menores de 5 anos de idade. A vacina oral poliomielite é altamente eficaz e não apresenta consequências graves devido à sua aplicação oral. Sendo assim, terá sua aplicação em todas as unidades básicas de saúde do município. É importante ressaltar que o período de vacinação será iniciado na segunda-feira (4), sem a necessidade de agendamento prévio, porém, as crianças devem estar com os cartões vacinais em mãos para confirmar a data da última aplicação da vacina.
Vacinação: Novas Requisições para a Erradicação da Poliomielite
O Ministério da Saúde implementou um esquema de vacinação exclusivo contra a poliomielite, substituindo as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb) por uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP). Este esquema visa a erradicação da doença, que já não é registrada no Brasil há 34 anos. Acredita-se que o esquema vacinal seja eficaz na prevenção da poliomielite, especialmente quando acompanhado de uma dose de vacina inativada poliomielite (VIP) aos 15 meses de idade.
O esquema vacinal é composto por três doses, sendo a primeira dose administrada aos 2 meses, a segunda dose aos 4 meses e a terceira dose aos 6 meses. Além disso, há uma dose de reforço aos 15 meses de idade. As duas doses de reforço com VOPb foram substituídas por uma dose de reforço com VIP, em virtude do sucesso de uso da VOPb.
As unidades de saúde de Maceió estão disponíveis para a aplicação da vacinação, com horários de atendimento variados. Os pais e responsáveis devem levar as crianças até uma unidade de saúde mais próxima para avaliar a situação vacinal e atualizar a caderneta de vacinação, evitando imunobiológicos inadequados. A coordenação técnica de Imunização de Maceió enfatizou a importância da vacinação, especialmente da dose de reforço com VIP aos 15 meses de idade, como um passo fundamental na erradicação da poliomielite.
A transmissão da poliomielite ocorre por contato direto pessoa a pessoa ou pela via fecal-oral, contaminando objetos, alimentos e água. O último caso da doença no Brasil ocorreu em 1989, e o País está há 47 anos sem a doença. O uso da VOPb tem sido fundamental no sucesso da erradicação da poliomielite no Brasil, e a implementação do esquema exclusivo com VIP visa reforçar essa conquista.
Fonte: © TNH1