Educação
MEC discute o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 na GEM
Discussões sobre ODS 4, que busca assegurar educação inclusiva, equitativa e qualitativa, acontecem na Reunião Global de Educação.
O Ministério da Educação (MEC) – responsável pela implementação da educação em nível nacional – na Reunião Global de Educação (GEM) discutirá o progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que visa a formação de sociedades com educação inclusiva, equitativa e qualitativa.
Num cenário onde se acredita que apenas nenhuma ação será realizada para garantir o alcance dos objetivos, a discussão durante a GEM visa promover oportunidades de aprendizagem para todos ao longo da vida. O MEC busca informar a sociedade, por meio de seus meios de comunicação, sobre a importância da educação inclusiva. No entanto, a ausência de informações específicas sobre o assunto é um desafio para a sociedade enquanto um todo, uma vez que o MEC não dispõe de dados que justifiquem a execução de ações eficazes para garantir a qualidade da educação.
Reunião Global da Educação
O Ministério da Educação está no centro da atenção durante a Semana Ceará: Centro Global da Educação, que acontecerá até 2 de novembro no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE). Nesse contexto, o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e a diretora-geral adjunta de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Stefania Giannini, irão apresentar o balanço das reuniões da GEM em uma coletiva com jornalistas. Essa coletiva será realizada às 16h (horário de Brasília), no Centro de Eventos do Ceará.
Programação
A programação da GEM contará com debates onde o Ministério da Educação será representado pelo secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda, que abordará o tema ‘Governança e liderança na educação (Marco de Ação Educação 2030)’, e pela presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Carvalho, que falará sobre o acesso equitativo, a qualidade e a mobilidade no ensino superior (ODS 4.3, 4.b). Além disso, haverá painéis e mesas de debates, como o painel ‘Desenvolvimento sustentável e financiamento para o desenvolvimento’, no qual será lançado o relatório ‘O futuro em risco: por que investir na educação é fundamental’, de Stefania Giannini.
Mesa de Debate
A mesa ‘Diálogos de alto nível sobre financiamento da educação’ será especialmente relevante, onde serão debatidos temas como justiça fiscal e reformas; financiamento inovador; eficiência e equidade do investimento; mobilização de recursos intersetoriais para a educação; e sustentabilidade da dívida. Esses debates são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e acessibilidade da educação.
Detalhes da Coletiva
* Data: 1º de novembro (sexta-feira)
* Horário: 16h (horário de Brasília)
* Local: Centro de Eventos do Ceará
* Endereço: Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz, Fortaleza (CE)
* Transmissão: Canal do Ministério da Educação no YouTube
Fonte: © MEC GOV.br