Educação
Fórum de Reitores do Brics no MEC: Educação como Ponte entre os Países

Em missão em Moscou, Ministério integrou Fórum de Reitores Brasil – Rússia – Belarus, enfatizando cooperação acadêmica universidades com russas como estratégica para tecnologias emergentes em educação superior com ensino superior e redes de pesquisa colaborativa, mobilidade acadêmica, troca de boas práticas políticas educacionais e desenvolvimento sustentável.
Entre 15 e 18 de outubro, o Ministério da Educação (MEC) está em Moscou, capital russa, para participar do Fórum de Reitores do Brics e do Fórum de Reitores Brasil – Rússia – Belarus. Esses eventos servem como uma plataforma importante para discutir as políticas educacionais e os desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior em diferentes partes do mundo.
Essa participação não é apenas uma oportunidade para o MEC compartilhar sua experiência em políticas educacionais no Brasil, mas também para aprender com os outros países participantes e discutir temas relevantes, como a educação superior e a qualidade do ensino. A educação superior desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e competentes, e é essencial que as instituições de ensino superior possam oferecer oportunidades de educação superior de alta qualidade para todos os estudantes.
Treinamento Global em Educação Superior
As atividades recentes no Brasil integram o compromisso da Educação Superior com a cooperação internacional, destacando a colaboração entre a Educação Superior Brasileira e a Rússia. Estiveram presentes o secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil, além de 38 representantes de mais de 20 das principais instituições de ensino e pesquisa do Brasil, incluindo 11 reitores e cinco pró-reitores. O programa incluiu visitas a sete universidades russas, incluindo a Universidade Estatal de Moscou Lomonosov, com o objetivo de fortalecer a cooperação acadêmica e científica.
Desenvolvimento de Redes Globais
O Fórum de Reitores do Brics visa promover a cooperação acadêmica e científica entre os países-membros do bloco, fortalecendo o diálogo entre os países. Além disso, busca fortalecer a cooperação acadêmica e científica entre os países-membros do Brics, incentivando o desenvolvimento de redes de pesquisa colaborativa, programas de mobilidade acadêmica, troca de boas práticas em educação e ciência, e o alinhamento de políticas educacionais que contribuam para a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Desafios Globais e Educação Superior
O fórum também visa discutir desafios globais comuns, como a internacionalização do ensino superior, o desenvolvimento de tecnologias emergentes e a inclusão educacional, a fim de aumentar a presença das universidades do Brics no cenário acadêmico global. O secretário Alexandre Brasil destacou a importância de encontros internacionais como esses para promover e fomentar o diálogo entre os países para o fortalecimento da Educação.
Desenvolvimento Sustentável e Educação
Além disso, o Brasil conta com mais de 300 instituições públicas e gratuitas e mais de 2.200 instituições privadas de ensino superior, somando quase 10 milhões de alunos. Isso confere ao país uma robusta estrutura para almejar uma internacionalização equilibrada entre os países. O secretário lembrou que a pluralidade cultural será a marca brasileira nos intercâmbios educacionais, promovendo a proficiência em línguas do Brics e a promoção de nossas línguas e culturas nacionais.
Treinamento Global em Educação Superior
Entre as agendas, o representante do MEC integrou a mesa-redonda ‘Cooperação internacional russo-brasileira na área de humanidades: experiência, oportunidades e estratégias de desenvolvimento’, do Fórum de Reitores do Brics. Também participaram Andrey Loginov, reitor interino da Universidade Estatal Russa de Humanidades (RSUH), instituição que recebeu o secretário em visita; Rodrigo Soares, embaixador extraordinário do Brasil em Moscou; Konstantin Mogilevsky, vice-ministro da Ciência e Ensino Superior da Rússia; Alexander Shchetinin, diretor do Departamento Latino-Americano do Ministério das Relações Exteriores da Rússia; Dimitry Rozental, diretor do Instituto de Estudos Latino-Americanos da Academia Russa de Ciências, além de outros representantes de universidades e instituições de ensino superior do Brasil e da Rússia.
Fonte: © MEC GOV.br