Educação
Enem 2024: mais de 2,5 milhões de candidatos participam do primeiro dia
Aumento no número de inscritos entre os concluintes do ensino médio, com 94% de inscrições na rede pública.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 atraiu mais de 4,3 milhões de inscritos, com 73,4% deles participando da prova em 3 de novembro. É importante ressaltar que este índice representa um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023.
Este aumento no número de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser um indicativo de como o ensino médio tem sido valorizado pela sociedade. A prova em si, além de exigir conhecimento e habilidades dos estudantes, também serve como um importante instrumento de avaliação do ensino oferecido pelas escolas. O Ministério da Educação tem papel fundamental na regulamentação e organização do exame, garantindo que seu formato e aplicação atendam às necessidades dos estudantes.
Enem 2024: Ministério da Educação aponta crescimento de 36% na inscrição dos concluintes do ensino médio
O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, divulgaram o balanço parcial do Enem 2024 em coletiva de imprensa, na sede do Instituto, em Brasília (DF). O instituto observou que 94% dos concluintes do ensino médio da rede pública se inscreveram no exame. Esse número representa um aumento de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Além disso, 14 das 27 unidades da Federação tiveram 100% de seus concluintes inscritos no Enem.
De acordo com o ministro, o maior interesse dos concluintes do ensino médio no Enem é uma das coisas mais importantes dessa edição. Ele afirma que os dados confirmam o impacto de políticas que incentivam a participação desses estudantes. Além disso, o ministro destaca que os dados demonstram um reflexo do esforço dos estados, que estimulam a inscrição, e do efeito forte do Pé-de-Meia.
O programa do Pé-de-Meia oferece incentivos financeiros aos estudantes que realizarem os dois dias de prova do Enem. Eles receberão uma parcela extra do incentivo, no valor de R$ 200, em 2025. Os dados que embasam as análises divulgadas na coletiva são amparados no Censo Escolar 2023. Esse levantamento estatístico traz informações sobre o número de estudantes matriculados no 3º ano dessa etapa educacional em toda a rede pública. Os dados definitivos dependem da consolidação por parte da empresa aplicadora e serão informados em janeiro de 2025, na divulgação dos resultados finais do exame.
A aplicação do Enem 2024 foi realizada em 10.766 locais de prova e 11.635 coordenações, nas 149.724 salas de aplicação, em 1.753 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 4.999 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Outras 689 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.
O exame continuará no próximo domingo, 10 de novembro, com os participantes resolvendo itens de ciências da natureza e matemática. O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep no dia 20 de novembro. Segundo Manuel Palacios, presidente do Inep, a aplicação correu sem intercorrências. ‘Conseguimos finalizar as atividades do primeiro dia com muito sucesso. Tivemos um êxito importante no ensalamento e na organização de todo o processo do exame’, analisou.’Vamos ao segundo dia de aplicação, daqui uma semana, para alcançar o mesmo efeito que tivemos hoje’, completou.
Fonte: © MEC GOV.br