Siga-nos

Negócios

CEO, exibe currículo de candidato da Geração Z, criado com inteligência artificial

Publicado

em

IA, ChatGPT;

Jane Lu diz que currículo parece “copia-e-cola” do ChatGPT, típico de trechos em branco, e não encontra oportunidade na aviação.

A falta de criatividade e autenticidade nas candidaturas de emprego é um problema recorrente, especialmente quando os candidatos não investem tempo em personalizar suas cartas. Isso pode ser um sintoma de uma falta de compreensão da IA e de seus impactos no mercado de trabalho.

Ao que parece, o candidato que enviou uma carta de candidatura semelhante a uma resposta do ChatGPT demonstrou uma falta de atenção aos detalhes e pouca criatividade. Em um mercado de trabalho tão competitivo, é fundamental que os candidatos demonstrem que estão à frente das tendências e que utilizam a IA de forma inteligente para superar o concorrente.

Erros de IA nos processos seletivos

A utilização de inteligência artificial (IA) está se tornando cada vez mais comum em diversos setores, incluindo os processos seletivos. No entanto, como demonstrado por um vídeo publicado no TikTok, a aplicação desse recurso pode ser extremamente prejudicial ao candidato. Lu, uma empresária que busca um assistente para seu curso de negócios, relatou ter encontrado uma série de erros graves no currículo de um candidato, evidenciando uma aplicação genérica de IA.

Erros cometidos por candidato

Essa é, sem dúvida, a pior candidatura que já vi’, disse Lu, enquanto compartilhava o vídeo no TikTok na última quarta-feira (23/10). Ao analisar o currículo, ela destacou a ausência de informações importantes relacionadas à vaga e a presença de trechos em branco, como ‘[experiência/habilidade relevante]’, o que demonstrou uma revisão negligente. Além disso, o currículo continha uma orientação da IA no topo, que dizia: ‘Aqui está uma versão mais polida e articulada da sua carta de apresentação’. Essa frase da IA, aparentemente esquecida pelo candidato, causou perplexidade na empresária.

Copia-e-cola e falta de atenção

‘Ele simplesmente copiou e colou o texto sem revisar’, relatou Lu. No vídeo, ela ironizou a situação, alertando seus seguidores sobre a importância de atenção ao processo seletivo. ‘É preciso usar a cabeça para se destacar’, disse. O uso de IA em processos seletivos também gerou comentários nas redes, alguns relatando experiências semelhantes, como um candidato que aplicou para uma vaga administrativa quando, na verdade, era uma oportunidade na aviação. Outro candidato também utilizou um modelo de IA do Google sem adaptá-lo, deixando as instruções genéricas no texto final.

Uso de IA em processos seletivos

Segundo o New York Post, dados da YouGov reforçam que quase metade dos australianos conhecem plataformas de IA como o ChatGPT, mas são as gerações mais jovens, como a Geração Z, que mais recorrem a essa tecnologia — com 40% já utilizando o ChatGPT para diversas tarefas. Isso levanta questões sobre a forma como a IA está sendo utilizada em processos seletivos e a necessidade de maior atenção à revisão e adaptação dos currículos.

Fonte: @ PEGN

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *