Esporte
Botafogo, no Centenário, e não nos deixaram outra opção, diz presidente do Peñarol.
Na coletiva, Ignacio Ruglio disse que o jogo só seria no Campeón del Siglo com portões fechados, de acordo com a Conmebol, e foi realizada no governo do Uruguai, junto à Associação Uruguaia de Futebol.
O clube gaúcho foi informado, na manhã da terça-feira, que a partida contra o Botafogo, pela semifinal da Copa Libertadores da América, será disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu, e não no Campeón del Siglo, casa do Peñarol. O Estádio Centenário foi palco de muitas conquistas do Peñarol, como a tricampeonato da Copa Libertadores em 1982 e a tricampeonato da Copa Intercontinental na década de 1980.
A partida marcou o retorno do Peñarol aos campos da Copa Libertadores após vários anos, e o clube espera que o Estádio Centenário seja uma armação secreta para o adversário. De acordo com o presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio, o clube não teve outra opção, e o Estádio Centenário foi escolhido para realizar a partida. A partida contra o Botafogo, pela semifinal da Copa Libertadores, é aguardada com ansiedade por uma grande multidão, e o clube Peñarol está listando todas as suas forças para avançar para a final. O Peñarol é um time de muitas conquistas, e agora, o clube está disposto a lutar por mais títulos.
Decisão de levar partida para o Centenário
O presidente do Peñarol, Nacho Ruglio, reforçou na coletiva de imprensa da equipe uruguaia a razão pela qual a partida da semifinal da Copa Libertadores contra o Botafogo foi transferida para o Estádio Centenário, em Montevidéu. Segundo ele, a equipe não poderia jogar sem público em sua casa e, sim, perante seus torcedores, o que foi um dos requisitos para aceitar jogar na casa do adversário.
‘Não nos deixaram, outra opção foi ou jogar sem público ou no exterior’, resumiu ele. Nós, dirigentes, queríamos jogar essa partida com nossos torcedores e não com portões fechados. Tivemos a recomendação da AUF (federação uruguaia) e do Ministério do Interior (para jogar no Centenário) com torcida.
A decisão de levar a partida para o Centenário foi tomada após um dia de tensões entre a Conmebol, o governo do Uruguai, a Associação Uruguaia de Futebol e os clubes envolvidos na semifinal da Libertadores. A situação deixou contrariadas a Conmebol, que queria ver cumprido seu regulamento (que prevê a presença de visitantes) e a CBF, que defendeu seu clube filiado e pediu que princípio da reciprocidade fosse respeitado.
O Centenário tem quase 25 mil lugares a mais do que o Campeón Del Siglo – 65 mil a 40 mil – o que torna mais fácil acomodar os torcedores visitantes com segurança. Além disso, o Centenário fica numa área mais central de Montevidéu, cercado de parques equipamentos abertos, o que permite deslocamento mais fácil das torcidas.
Peñarol e Botafogo se enfrentam no Centenário nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília). Com a vitória por 5 a 0 na ida, a equipe brasileira vai a campo com enorme vantagem no confronto.
Fonte: © GE – Globo Esportes