Educação
Aproveite seu Enem: ‘Aproveite seu Enem: Revise os detalhes e descanse’
Marcos Antônio passou em medicina, por revisar detalhes dos assuntos e fazer simulados e videoaulas diário de estudos em tempo de disponibilidade, saúde mental preservada separação dos estudos e tempo para descanse.
A jornada do Enem para ingressar em cursos como o de medicina da Universidade Federal de Campina Grande é um desafio que exige dedicação e planejamento. Para alguns, a aprovação em 1º lugar para medicina da UFCG é um sonho distante, mas, como o caso do Marcos Antônio, de 17 anos, que está no 2° semestre do curso, a realidade pode ser diferente. Para alcançar esse objetivo, é crucial adotar estratégias de estudo eficazes.
Para o jovem que abriu mão de muitas coisas para se dar bem nas provas do Enem, a experiência foi crucial para entender o que funciona e o que não funciona. Ele agora compartilha suas dicas de estudos para os candidatos do Enem 2024, enfatizando a importância de se preparar para o exame nacional do ensino médio. “Não se esqueça de estudar com foco”, destaca. Outra dica é a importância de se preparar para os vestibulares, como o vestibular da universidade, federal de Campina Grande, e outros concursos de vestibular, como o vestibular de Campina Grande, para aumentar suas chances de aprovação. A perseverança e a concentração são fundamentais nessa jornada.
Enem: Conhecendo a jornada de estudo de um futuro médico aprovado
Marcos Antônio lembrou que diminuir atividades como jogos e academia foi algo necessário para se concentrar nos estudos, mantendo, no entanto, a saúde mental. A sua jornada de estudos variava, mas, fora da escola, ele dedicava duas a oito horas diárias. Logo, para alguém que pretende fazer o Enem este ano, acredita que a organização depende da demanda e da disponibilidade de cada estudante. No entanto, Marcos Antônio, que passou no exame nacional do Enem em sua primeira tentativa, acredita que a organização depende da demanda e da disponibilidade de cada estudante.
Em casa, ele começava a jornada de estudo com a separação dos assuntos que seriam abordados no dia. Como resultado, Marcos Antônio destacou que, em sua experiência, a resolução de questões seguida da correção dessas perguntas fez a diferença na sua preparação. ‘Buscando realmente aprender com elas, imagino que na medida em que você vai aprendendo com seus erros, os resultados virão naturalmente, de acordo com o seu aprendizado. Usava muitos simulados e videoaulas para isso’, destacou. Para se sair bem na prova de redação, ele escrevia dois textos por semana, uma no começo e outra no final.
Já para se sair bem na prova de redação, ele escrevia dois textos por semana, uma no começo e outra no final. ‘Sempre corrigia a redação com algum corretor especializado me auxiliando, que a própria escola oferecia, me atentando para não cometer os mesmos erros na próxima’, recordou. Também havia tempo para descanso e atividade de lazer, que ele considerou inegociáveis. Essa rotina ajudou a manter a saúde mental. ‘Revise detalhes e descanse a cabeça’ Para a semana que antecede o primeiro dia de Enem, também existem estratégias que podem ajudar os estudantes. Confira tudo sobre o Enem 2024
‘A partir de agora, a maior parte do que tinha que ser feito já foi feito, no máximo revise detalhes e descanse a cabeça até lá’, aconselha Marcos Antônio. Além disso, ele ainda deixa uma mensagem de incentivo para quem passou o ano todo estudando. Parte das orientações do jovem são: Acreditar que a aprovação não é impossível; Ter consciência de que o candidato sabe o conteúdo cobrado em muitas questões; Esquecer a concorrência ‘Peça a Deus e dará certo segundo a vontade Dele’, reforçou. A escolha pela medicina e a experiência na universidade Marcos Antônio nasceu em uma família de médicos. Essa escolha também foi feita pela mãe, de uma tia e também da irmã mais velha. Todas elas serviram de inspiração para que ele também optasse por ser médico. ‘E a outra parte imagino que tenha sido vocação mesmo, desde pequeno gostava muito da área e da ideia de ajudar as pessoas de forma mais objetiva’, explicou. Já no curso, ele tem visto a parte mais teórica da medicina, o que já o encantou muito. VÍDEOS: Lá Vem o Enem 2024
Fonte: © G1 – Globo Mundo