Siga-nos

Notícias

Animais indesejados em bagagens: répteis, aranhas, cobras e mais

Publicado

em

aracnídeos, anfíbios, espécies, serpentes

Reino Unido registrou 400 casos de animais estranhos em bagagens e encomendas, incluindo cobras.

Cobras e outros répteis estão entre os intrusos em bagagens e encomendas, preocupando compradores via internet. Isso ocorre principalmente por causa da falta de fiscalização adequada em alguns países de origem.

Além das cobras, serpentes e outros répteis, também são encontrados arácnideos e anfíbios em pacotes de importação. Com a pandemia, o comércio eletrônico cresceu, e isso aumentou o número de encomendas sendo enviadas para o Brasil, muitas das quais passam por países de risco antes de chegar ao destino. Esse problema não é novo, mas ganhou mais atenção nos últimos anos. Em 2019, por exemplo, uma encomenda de répteis de origem sul-americana foi interceptada no aeroporto de Tocantinópolis, no Nordeste do Brasil, envolvendo 23 pacotes com espécies de cobras em potes de vidro.

Legado de Répteis em Bagagens e Encomendas

De acordo com o Centro Nacional para o Bem-Estar dos Répteis (NCRW), divulgado pelo portal Daily Mail, mais de 400 ‘passageiros clandestinos’ foram encontrados em encomendas e malas de viajantes desde 2018, apenas no Reino Unido. Este número é assustador, especialmente quando se considera que esses animais podem ser perigosos para o ser humano. O NCRW já fez o resgate de mais de 200 animais, sendo 42 apenas em setembro. Além disso, o número de denúncias ao NCRW aumenta a cada ano, o que sugere que ainda há uma subnotificação dos casos.

Répteis em Produtos Importados

Os répteis são encontrados em produtos importados, como roupas, pedras ornamentais e outros itens. Alguns destes animais podem ser fatais ao ser humano, como a cobra de quase 2 metros que foi encontrada em uma mala pessoal. A entrada desses animais no Reino Unido se dá principalmente dentro de produtos frescos, containers e malas pessoais. Do total, 45% foram encontrados na bolsa de alguém.

Aracnídeos e Anfíbios: Outros Répteis Indesejados

Além das cobras, os aracnídeos e anfíbios são também encontrados em encomendas e malas de viajantes. Os aracnídeos são a segunda classe mais encontrada, com 38 aparições desde o início da classificação. Já os anfíbios são os terceiros com mais aparições, somando 35. Embora alguns desses animais não sejam perigosos, é importante não tocar neles e imediatamente acionar alguma autoridade para que seja feita a identificação e captura dele.

Preocupação com Espécies Venenosas

A entrada das espécies no Reino Unido se dá principalmente dentro de produtos frescos, containers e malas pessoais. Do total, 45% foram encontrados na bolsa de alguém. Alguns dos casos geram preocupação, como a aparição de uma cliente encontrou um escorpião-dourado venenoso em uma compra feita na Shein. Entre 2022 e 2023, cinco viúvas negras ocidentais foram encontradas dentro de carros importados dos Estados Unidos. Já em bagagens pessoais, um viajante deixou o Quênia rumo a Liverpool com uma centopéia ruiva escondida em sua mala.

Perigo Principal: Cobras

Com 33 casos registrados desde 2018, as cobras costumam ser mais fatais que outras espécies. Uma das serpentes mais venenosas do mundo, a echis está entre as visitantes indesejadas. Sua origem costuma ser a Índia ou Paquistão e a entrada no País acontece por meio de contêineres de roupas ou de pedras ornamentais.

Fonte: @ Terra

Olá, sou Felipe Cavalcanti, um redator especializado em cobrir as complexidades do cenário político e econômico. Minha paixão está em analisar os fatos e apresentá-los de forma clara e objetiva para ajudar meus leitores a compreenderem os desdobramentos mais recentes. Gosto de mergulhar em dados e tendências, oferecendo insights sobre o que está por vir e como as decisões políticas podem impactar o nosso futuro. Estou sempre em busca de trazer a notícia com precisão e profundidade.

Continue Reading
Enviar um comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *