Notícias
Acidentes domésticos de quedas em idosos, a realidade dolorosa que atinge quatro em cada dez idosos no Brasil todos os anos.
Caiu no banheiro do Palácio da Alvorada, um presidente da República. Queda-de-idosos pode ser evitada com orientação-cuidados-materiais.
No Brasil, os acidentes não são exclusividade do trabalho. Acidentes também podem acontecer em casa, como quedas, principalmente em pessoas com mais de 70 anos de idade. O presidente Lula (PT) é um exemplo de como acidentes podem acontecer com qualquer pessoa.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), acidentes com quedas podem ter consequências graves para pessoas com mais de 65 anos. Desse modo, é preciso tomar medidas preventivas para minimizar o risco de acidentes.
Desafios Na Terceira Idade: Quem Pode Se Prevenir de Acidentes?
Um levantamento revelou que, entre os idosos, as quedas são a principal causa de morte por lesões, responsáveis por 40% das ocorrências. Isso levou a geriatra Daniela Gomez a explicar os principais fatores que aumentam o risco de quedas nessa faixa etária. ‘A terceira idade apresenta mais fatores de risco relacionados à ocorrência de quedas, em comparação com as pessoas mais jovens’, explica a especialista. ‘Isso inclui déficits visuais, redução da musculatura e fraqueza de membros inferiores, marcha mais lenta, equilíbrio comprometido e uso de medicações psicotrópicas que podem levar a tontura e sonolência’.
Acidentes Em Casa: Quais São as Principais Causas?
O presidente Lula caiu no banheiro do Palácio da Alvorada no final do dia 20, após retornar de São Paulo. Ele foi levado à unidade de um hospital particular na capital federal, onde seu ferimento na cabeça foi tratado. Como o presidente, muitas pessoas mais velhas se acidentam na própria casa, o que pode ser evitado com algumas mudanças simples.
Prevenindo Quedas: Dicas Para Reduzir Riscos
‘É muito importante que o ambiente esteja bem iluminado, que o idoso retire tapetes e evite deixar obstáculos no caminho, como fios soltos e móveis baixos’, ressalta Daniela. Além disso, é fundamental orientar cuidados com materiais para limpeza de superfícies, para evitar que fiquem escorregadias. Não deixe para depois a instalação de barras, corrimãos e fitas antiderrapantes. ‘O idoso também deve tomar cuidado com escadas, que idealmente devem ter corrimão, e recomendamos usar fita antiderrapante nos degraus. Se possível, é importante instalar barras de proteção no banheiro’, orienta a geriatra.
Consequências Emocionais e Físicas de Quedas
A preocupação com as consequências de um tombo entre as pessoas mais velhas não se restringe às consequências físicas. O lado emocional não pode ser esquecido. ‘Por incrível que pareça, existem tanto riscos físicos quanto psicólogos e emocionais’, alerta Daniela. ‘Com relação aos emocionais, é muito comum que após um episódio de queda o idoso desenvolva medo de cair novamente; aí ele reduz as atividades em razão desse receio, o que pode contribuir para o aparecimento de depressão e isolamento social’, acrescenta.
Fonte: © A10 Mais